Advogada de Patrick Nogueira afirma que qualquer pessoa merece defesa

Patrick foi considerado culpado pelo assassinato dos tios e primos na Espanha.

Patrick GouveiaApós François Patrick Nogueira Gouveia, assassino confesso dos tios e dois primos pequenos na cidade de Pioz na Espanha, ter sido considerado culpado pelo júri popular, a advogada dele, Bárbara Royo, se posicionou sobre o veredito e explicou, em entrevista à emissora Antena 3, porque aceitou o caso dele e defendeu os direitos do cliente.

Durante a carreira, Bárbara trabalhou em casos semelhantes. Ela não hesita em dizer que não tem problemas quanto a isso. Mesmo tendo sido considerado culpado, a advogada defende que ele possui direitos e que eles devem ser respeitados. “Todos os delinquentes, por piores que sejam, merecem que seus direitos fundamentais sejam respeitados. Isso é o que nos faz ser um estado democrático de direito”, concluiu.

>>> Relembre o julgamento de Patrick Nogueira

Bárbara Royo acredita que qualquer pessoa merece defesa e reforça que isso está previsto em lei. “Por trás de cada assunto há uma história para contar. Não posso crer que alguém faça isso só por fazer. Em muitos casos existe um atenuante”, argumentou a advogada.

A defesa de Patrick foi construída com base no laudo feito por médicos contratados pela equipe que o defende, que indicava que ele tem deformações no cérebro que afetam a tomada de decisões e contribuem para acessos de ira. De acordo com o laudo, após exames de tomografia e radiografia no cérebro de Patrick, foram detectados distúrbios e anomalias no lado direito do lóbulo temporal anterior.

O dano neurológico encontrado nele, detectado por exames de imagem, indicam que ele teria uma alteração na avaliação correta das situações e, por isso, age com respostas desproporcionais aos fatos. A tese foi negada pelo júri.

No crime que ficou conhecido como Chacina de Pioz, ela acredita que as lesões cerebrais, apontadas nos exames, tenham levado Patrick a matar o tio, a esposa dele e os dois filhos do casal.