Aesa prevê vendavais no Cariri, Brejo e Sertão da Paraíba

Órgão ressalta que o verão é uma estação propícia a formação desses fenômenos, mas que os locais exatos a serem atingidos não podem ser detectados com antecedência

Alberto Simplício
Do Jornal da Paraíba

Até o mês de março devem ocorrer vendavais nas regiões do Cariri, Brejo e Sertão do Estado, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O órgão ressalta que o verão é uma estação propícia a formação desses fenômenos, mas que os locais exatos a serem atingidos não podem ser detectados com antecedência.

Segundo a Aesa, previsões desse tipo só podem ser feitas poucas horas antes de ocorrerem. O que pode acontecer antecipadamente são previsões generalistas atestando a possibilidade de determinadas áreas estarem suscetíveis.

O último vendaval registrado na Paraíba, na cidade de Picuí no Curimataú, por exemplo, segundo a meteorologista da Aesa Marle Bandeira só pôde ser previsto através do monitoramento climático poucas horas antes. Antes o que existia era uma possibilidade de que naquela região poderia ocorrer fenômenos desse tipo. “A previsão estava publicada na página da Aesa”, afirmou Marle.

De acordo com a meteorologista, a explicação dos meses de janeiro, fevereiro e março estarem sujeitos a ocorrências de fenômenos como vendavais se explica devido ao aumento do calor e do alto teor de umidade registrados nesse período. “Com a chegada do outono no final de março esse tipo de fenômeno perde força”, disse Marle Bandeira.

Na cidade de Picuí, onde segunda-feira passada foi registrado a última ocorrência de vendaval no Estado, a Prefeitura ainda não contabilizou os prejuízos, mas deve pedir a decretação de estado de emergência do município. “Pelo levantamento feito, foram quase 300 casas com problema de destelhamento, outras registraram problemas com muro, devido a queda de árvores, que no total chegam a 100, além de alguns problemas detectados em prédios público, que precisarão ser reformados”, disse o prefeito de Picuí.

Já na semana passada aconteceu um vendaval na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Brejo. Com a ventania, casas e lojas comerciais foram destelhadas, tampas de caixas d’água voaram por cima das residências impedindo a passagem dos veículos, árvores caíram no meio da rua e toda a cidade ficou sem energia elétrica. Diante dos estragos até a festa de padroeira teve que ser cancelada.

Chuvas

Nas últimas 24 horas, choveu em 52 municípios do Estado, principalmente do Sertão. A maior precipitação foi registrada em Aguiar (87mm), no último dia 26. Outras cidades da região também sofreram com as fortes chuvas, como os municípios de Sousa (58mm), Bernardino Batista (61,5mm), Aparecida (50,5mm), Poço de José de Moura (43,6mm), Uiraúna (48,2mm) e Vieirópolis (58,3mm).