Agências bancárias fecham hoje na PB

Feriado em homenagem aos bancários foi instituído por lei estadual, desde 2009 e só estarão em funcionamento os caixas eletrônicos.

Todas as agências bancárias da Paraíba estarão fechadas hoje em virtude do ‘Dia dos Bancários e Economiários’ e só retomam às atividades amanhã. Segundo orientações do Procon Estadual, quem tiver boletos ou contas a pagar cujo vencimento seja hoje poderá efetuar o procedimento amanhã, sem sofrer acréscimo de juros ou outras taxas adicionais.

O feriado em homenagem aos bancários foi instituído por lei estadual, desde 2009 e só estarão em funcionamento os caixas eletrônicos. Por conta disso, os bancos não poderão cobrar juros aos consumidores que tenham contas vencidas hoje, no caso daqueles que não puderem fazer o pagamento pela internet ou caixas eletrônicos.

“Os bancos não poderão cobrar uma taxa por um feriado que não está no calendário nacional. Isso seria enriquecimento sem causa. Se o consumidor notar uma cobrança a mais no mês seguinte devido ao atraso do pagamento por conta desse feriado, poderá recorrer ao Procon”, alertou Marcos Santos.

De acordo com a assessoria do Sindicato dos Bancários de João Pessoa, os correspondentes bancários também estarão fechados, mas as Casas Lotéricas podem abrir somente para a realização de apostas. Ainda segundo a assessoria dos bancários, os pagamentos não poderão ser efetuados nos correspondentes porque o sistema que registra as operações é ligado aos bancos responsáveis pelos estabelecimentos.