Agendamento para solicitação de RG em JP gera reclamações

No dia destinado ao agendamento, que geralmente ocorre nos dias 28 ou 29 de cada mês, as Casas da Cidadania ficam lotadas de solicitantes.

Com um único dia por mês para o agendamento para emissão das carteiras de Registro Geral (RG) nas Casas da Cidadania, em João Pessoa, a população sofre com a espera pelo serviço que para muitos chega a ser de 30 dias. Portanto, quem vai precisar da identidade nos próximos dias, seja para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou para uma simples compra no comércio é bom se apressar, pois o agendamento para o mês de junho que se aproxima será realizado apenas na próxima sexta-feira. O modelo de agendamento acontece nas quatro unidades das Casas da Cidadania.

As pessoas que estão conseguindo solicitar o RG neste mês, agendaram o atendimento no dia 28 de abril, como a estudante Jéssica Barbosa, 23 anos, que perdeu o documento recentemente e no mês passado procurou a Casa da Cidadania, no bairro de Jaguaribe, para retirar a 2ª via da identidade. “Desde que perdi está ruim porque tudo que vamos fazer hoje em dia precisa apresentar o RG.

Em alguns casos, a apresentação da carteira de trabalho resolve, mas na maioria não. E há um mês estou esperando para fazer a 2ª via. Eu considero isso como um sistema falho, devido o longo período de espera. Além disso, há atraso, pois eu estava agendada para as 8h. Já são 8h30 e ainda não fui chamada”, revelou.
Já Esmeraldo José, 52 anos, que é prestador de serviços e pai da pequena Maria Eduarda, 3 anos, conseguiu um encaixe para a filha, já que ela é cardiopata e tem problemas na visão. Ela vai precisar do documento para fazer uma cirurgia de catarata nos próximos dias. “Eu vim na semana passada para agendar, mas não tinha mais vaga e disseram que eu teria de esperar para o próximo dia 29. Como Maria Eduarda é especial eles fizeram um encaixe para ela ser atendida hoje (ontem)”, disse.

No dia destinado ao agendamento, que geralmente ocorre nos dias 28 ou 29 de cada mês, as Casas da Cidadania ficam lotadas de solicitantes, que chegam cedo e formam filas quilométricas para conseguir o atendimento para o mês seguinte.
Segundo o coordenador da Casa da Cidadania de Jaguaribe, a principal de João Pessoa, Jesmiel Menezes, a orientação para esse modelo de agendamento para as quatro unidades da capital foi feita a quase dois anos, devido às inúmeras reclamações recebidas pela população em relação à distribuição de fichas. “Quando os atendimentos eram feitos por meio da entrega de fichas, muitas pessoas chegavam de madrugada e outras até dormiam aqui no lado de fora e isso causou muitos transtornos, por isso nos foi repassada a recomendação de fazer o atendimento a partir do agendamento prévio”, afirmou.

MELHORIA
Apesar de ter mudado o modelo de atendimento, a capacidade de emissão do RG não foi alterada, continua sendo de 100 a 120 por dia, conforme Jesmiel Menezes. “Desde que começamos o agendamento o serviço foi otimizado no que diz respeito ao conforto dos usuários. O agendamento pode ser feito presencialmente ou por telefone, por meio dos números 3214.3305 ou 3214.2843. Contudo, em casos excepcionais abrimos cerca de 15 vagas a mais por dia, para pessoas com urgência comprovada, como motivos de viagem, problemas de saúde ou até mesmo o Enem, que abriu o período de inscrição”, ressaltou.