icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Agricultores, assentados e fiéis homenageiam Dom José durante velório

Diversas missas serão celebradas durante esta terça na Catedral de Nossa Senhora das Neves.

Publicado em 29/08/2017 às 12:05

Centenas de fiéis, agricultores e assentados da reforma agrária participaram, na manhã desta terça-feira (29), da missa de corpo presente em homenagem a Dom José Maria Pires, que morreu no domingo (27). Diversas missas serão celebradas durante esta terça na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa.

De acordo com Iolanda de Oliveira Monteiro, da Comissão Pastoral da Terra, mais de 120 pessoas de 30 assentamentos de todo o Estado compareceram à missa para homenagear Dom José. "Como agricultora, eu convivi de perto com Dom José. A importância dele para a nossa luta foi muito grande. Na minha comunidade, lutamos por vinte anos para conquistar a terra, e Dom José esteve conosco durante todo esse período", disse ela.

Estiveram na celebração trabalhadores de acampamentos e assentamentos de Jacaraú, Curral de Cima, Sapé, Itabaiana, Mogeiro, Pitimbu, Caaporã, Conde e Pedras de Fogo. Os trablhadores levaram cartazes e faixas para homenagear o arcebispo.

Para Sônia Silva, do assentamento Santa Emília, em Pedras de Fogo, a luta de assentados e agricultores não seria a mesma sem Dom José. "Nosso assentamento só existe hoje por causa dele, não tenho dúvidas disso. Devemos tudo a ele", afirmou.

O corpo de Dom José vai ser sepultado às 17h na própria catedral basílica, após a Missa das Exéquias, marcada para começar às 16h, presidida pelo atual arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Corpo chegou de madrugada a João Pessoa

O velório do arcebispo emérito começou ainda durante a madrugada, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. O corpo do religioso chegou ao estado pouco antes das 2h.

O caixão de Dom José deixou o aeroporto Castro Pinto em um carro do Corpo de Bombeiros e acompanhado de um cortejo. Muitos fiéis já esperavam a chegada do corpo do arcebispo na catedral. O velório começou após uma oração do arcebispo Dom Manoel Delson.

A catedral vai ficar aberta durante todo o dia para as despedidas do povo a Dom José. Várias missas vão ser celebradas durante o dia.

Dom José Maria Pires morreu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, onde residia, no domingo (27). Ele estava internado em um hospital para o tratamento de uma pneumonia. O religioso foi levado para a unidade de saúde após participar de uma celebração. Por conta disso, de acordo com a Arquidiocese, a Igreja considera que ele faleceu trabalhando.

Quarto arcebispo da Paraíba, Dom José foi símbolo de resistência e luta

Dom José nasceu em Conceição do Mato Dentro, em Minas Gerais, em 15 de março de 1919 e foi o quarto arcebispo da Paraíba. O arcebispo emérito entrou no seminário aos 14 anos e ordenou-se padre aos 22 anos, em Diamantina. Sua ordenação a bispo veio em 1957, e a arcebispo, em 1966. Ele renunciou ao cargo em 1995, a partir de quando passou a figurar como arcebispo emérito.

Próximo de Dom Hélder Câmara, Dom José foi um símbolo da resistência ao governo militar. Teve também participação valiosa nos conflitos pela terra na Paraíba, ao defender camponeses.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp