Alimentos saudáveis, sucos e chás evitam dores e indigestão

Nutricionista explica a importância de não exagerar nos jantares e confraternizações de Natal e manter a dieta balanceada.

As festas de Natal e Ano-Novo são recheadas de comidas que enchem os olhos e agradam ao paladar, mas é preciso tomar alguns cuidados para não passar do limite. A nutricionista Deisiane Oliveira explicou que realizar dietas preventivas de final de ano ajudam a não exagerar na comida e ter uma alimentação saudável.

“Essa dieta deve ser rica em líquidos para manter a hidratação, como água, sucos, chás, frutas e legumes.

Também deve-se evitar alimentos industrializados, pois eles geram toxinas no organismo. Fazendo esse preparo até a ceia de Natal, ou Réveillon, o corpo terá uma boa aceitação, sem exageros, claro, e evitará alguns sintomas como dores de cabeça, mal-estar e indigestão, além dos ‘quilinhos’ a mais”, afirmou.

Para quem não gosta de chá, a nutricionista sugeriu o ‘suchá’, que é uma receita que mistura sucos e chás, como o chá verde, que acelera o metabolismo com algum tipo de fruta de sua preferência. “Também pode misturar o gengibre, que é anti-inflamatório, e bem digestivo, podendo ainda ser ingerido durante as festividades. A couve é outra opção, fazendo um suco verde, pois ela é bem funcional”, destacou.

Deisiane Oliveira lembrou que mesmo em festas regadas por muita comida, é importante consumir de três a cinco porções de frutas por dia, como a maçã que é rica em dois tipos de fibras e dará a sensação de saciedade, promovendo melhor digestão, além de conter vitamina A, que atua no processo de desintoxicação do corpo. “Outra opção é o abacaxi, fruta cítrica, muito rica em vitaminas antioxidantes”, pontuou.