Após fim de semana com aglomeração, Prefeitura limita funcionamento de mercados em JP

Apesar da liberação da feira, nem todos os espaços podem funcionar.

Foto: divulgação/secom-JP
Após fim de semana com aglomeração, Prefeitura limita funcionamento de mercados em JP
Foto: divulgação/secom-JP

O decreto do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), autorizou o funcionamento de mercados públicos na capital. Alguns espaços, no entanto, não estão liberados para o funcionamento. Só está sendo permitida a comercialização nos pavimentos de frutas e verduras. Os demais boxes como restaurantes, lanchonetes, bares, salão de beleza e outros serviços, estão com as atividades suspensas. Por isso, neste fim de semana, foi registrado aglomeração de pessoas nas feiras livres.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb)  informou que tem realizado um trabalho de intensificação da fiscalização e ordenamento nos mercados públicos da capital.

A ação, assegura o secretário Zennedy Bezerr, acontece com o objetivo de garantir o cumprimento das medidas de combate ao novo coronavírus, anunciadas pelo prefeito Luciano Cartaxo, na semana passada. Os mercados públicos estão funcionando, mas com algumas restrições e medidas de prevenção contra o Covid-19.

“A medida visa não comprometer o abastecimento desses alimentos perecíveis na cidade. Compreendemos que a população precisa desses produtos, mas reiteramos que a orientação principal é que as pessoas permaneçam em casa e só saiam se for realmente necessário. Não precisa que, em uma residência, mais de uma pessoa vá às compras. Precisaremos que a população use do bom senso na hora de frequentar esses locais”, explicou Zennedy.

Higienização

Ainda esta semana, em parceria com a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Defesa Civil, a Sedurb vai executar ações de higienização nos mercados públicos. “Faremos uma grande lavagem, com os produtos adequados de higienização, seguindo as orientações da Vigilância Epidemiológica do município, para garantir um ambiente salubre à população que precisa frequentar os mercados, no entanto reforçamos que a população também precisa seguir as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde para se prevenir do Covid-19”, reiterou Zennedy.

Fiscalização

A Sedurb reitera que é responsável por fiscalizar o funcionamento dos mercados públicos, shoppings populares e quiosques situados em espaços públicos, como praças, por exemplo. Durante o período de isolamento social, agentes de controle urbano estarão fiscalizando esses espaços, garantindo que seja cumprido o decreto da PMJP e que as medidas de combate ao novo coronavírus estejam sendo cumpridas. Para denunciar alguma irregularidade nesses locais, a população pode entrar em contato com a Sedurb pelo email ascomsedurb@gmail.com.