Após ‘operação de guerra’, PM diz que assalto a banco no Centro foi trote

Confirmação de que não houve ação criminosa e foi um trote, foi dada pelo comandante Lívio Delgado. 

Tratava-se de um trote a informação sobre um assalto no Banco do Brasil, próximo ao Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa, no fim da manhã desta quarta-feira (29). A informação falsa mobilizou grande efetivo policial, como Rotam, Bope, Gate e guardas municipais. A confirmação de que não houve ação criminosa e foi um trote, foi dada pelo comandante do policiamento metropolitano, tenente coronel Lívio Delgado

Inicialmente uma denúncia foi feita para o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), informando que quatro homens armados teriam entrado na agência bancária fazendo o gerente de refém. Em seguida, após apuração mais detalhada, a PM descartou o assalto e suspeitou que o carro que teria sido usado no falso assalto, poderia ser roubado e os suspeitos estariam no interior do banco, por isso, os policiais iniciaram uma varredura – uma revista geral.

Os clientes que estavam saindo do banco eram revistados, tanto o corpo quanto as bolsas. De acordo com esses clientes, eles não notaram pessoas armadas, correria, ou tensão que indica-se um crime em andamento.

Um efetivo de cerca de 40 policiais esteve no local. Alguns com armas de grosso calibre, outros no telhado e alguns PMs com escudos.

As pessoas na região não sabiam o que estava acontecendo, e temiam uma troca de tiros. "Pegou todo mundo de surpesa, principalmente eu que estava aqui na frente. Quando cheguei já estavam os policiais e todo mundo correndo. Aí entramos e nos trancamos na clínica, com medo de ter tiroteio, alguma bala perdida. Por enquanto nenhum tiro. A polícia só orientou para se afastar", relatou a auxiliar de dentista, Adriana Rocha.

O alarde causado pelo trote ainda fez o comércio no entorno do banco fechar, as ruas ao redor também foram interditadas e o trânsito desviado. Por volta das 12h45, o trânsito na região passou a ser liberado, e a agência bancária a seguir o funcionamento normal.

Entenda como o caso foi descrito pela PM inicialmente
Quatro homens armados teriam chegado em uma caminhonete de cor prata e feito reféns no interior da agência do Banco do Brasil, próximo ao Shopping Tambiá, entre clientes, gerentes e funcionários. A possível ação criminosa teria iniciado por volta das 11h desta quarta-feira (29). Por volta das 12h, um grupo de policiais entrou na agência com coletes e escudo.

Alguns clientes foram sendo liberados aos poucos e eram colocados em um local reservado na lateral da agência. Ao saírem os clientes passam por uma revista, tanto no corpo quanto nas bolsas. 

"Pegou todo mundo de surpesa, principalmente eu que estava aqui na frente. Quando cheguei já estavam os policiais e todo mundo correndo. Aí entramos e nos trancamos na clínica, com medo de ter tiroteio, alguma bala perdida. Por enquanto nenhum tiro. A polícia só orientou para se afastar", relatou a auxiliar de dentista, Adriana Rocha.

A área foi isolada até o perímetro do Sesc. Estiveram no local o Bope, Gate e Guarda Municipal, todos auxiliando no isolamento. As pessoas que se aproximavam do local eram orientadas a dar a volta no quarteirão.

Conforme a Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), devido a operação policial o trânsito nas imediações ficou sendo desviado pela avenida Santo Elias. Ainda segundo o órgão, agentes de trânsito estiveram nas proximidades desviando o fluxo.