icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Após reforma, Cine São José deve abrigar centro cultural

Novo espaço contará com um cine-teatro com capacidade para 150 lugares e com sala de espetáculos e de exibição.

Publicado em 31/05/2012 às 6:30

Fechado há mais de 20 anos, o Cine São José será revitalizado para se transformar num centro artístico e cultural em Campina Grande. O projeto já está pronto e deve ser encaminhado ainda hoje para avaliação da Controladoria Geral do Estado (CGE). A previsão é de que o edital de licitação seja divulgado nas próximas duas semanas para que a obra possa ser iniciada ainda em agosto. O valor total da reforma ainda não foi definido, mas a estimativa é de que serão investidos até R$ 2 milhões.

O novo espaço contará com um cine-teatro com capacidade para 150 lugares na área principal do prédio, com estrutura para funcionar como sala de espetáculos e sala de exibição. Por trás do palco, serão construídos dois camarins para os artistas, além de novos banheiros. Haverá ainda salas para atividades culturais e pedagógicas, onde serão realizadas aulas, oficinas e workshops.

O projeto foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Paraíba (Iphaep) com o objetivo de preservar a arquitetura original e garantir a acessibilidade.

“Esse projeto foi discutido com os movimentos culturais da cidade e durante as visitas coletamos as principais necessidades desses coletivos. Como o prédio é tombado, a reestruturação vai preservar a fachada original e modernizar o espaço, fazendo as adequações necessárias para o acesso de portadores de necessidades especiais”, adianta Marco Antônio Coutinho, diretor do Iphaep e arquiteto responsável pelo projeto.

A elaboração do projeto contou ainda com a consultoria técnica de equipes enviadas pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), órgão vinculado ao Ministério da Cultura, e pela Cinemateca Nacional, sediada no Rio de Janeiro.

NOVIDADE
A principal novidade da reestruturação será o aproveitamento do terreno localizado na parte de trás do Cine São José. A área onde antes ficava apenas o 'quintal' do imóvel será revitalizada e terá estrutura para realizar exibições de cinema ao ar livre, antes de outros eventos culturais como saraus e lançamentos de livros. “Há um anexo no final do terreno, onde será instalada uma cafeteria”, conta Marco Antônio.

Além do projeto arquitetônico, feito pelo Iphaep, há ainda projetos complementares de acústica, ar-condicionado central, instalações elétricas e hidráulicas, além do projeto de iluminação técnica para o palco, com estrutura para iluminação cênica. A elaboração do projeto das obras complementares ficou sob responsabilidade da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp