Áreas de seca grave desaparecem na Paraíba após chuvas registradas em março

Monitor de Secas identificou chuvas consideráveis em toda a região Nordeste, reduzindo as áreas de seca dos estados.

Imagem: Reprodução ANA
Áreas de seca grave desaparecem na Paraíba após chuvas registradas em março
Imagem: Reprodução ANA

A concentração de áreas de seca diminuiu na Paraíba após o alto volume de chuvas registrado no mês de março, em comparação com fevereiro deste ano. Os dados foram demonstrados pelo Monitor de Secas da Agência Nacional das Águas (ANA), que identificou o fim de áreas com seca grave em todo o território paraibano, restando apenas áreas com seca fraca.

A melhora na condição de seca em localidades da Paraíba com histórico de seca aconteceu graças às chuvas acima da média registradas no estado. Na região do Sertão, noroeste do estado, a seca passou de moderada para fraca; e no Planalto da Borborema e em parte do Agreste, na região central do estado, a seca passou de grave para moderada.

Além da Paraíba, estados nordestinos como Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão e Pernambuco também registraram chuvas acima da média. Ainda segundo o Monitor de Secas, o Nordeste tem recebido recargas de chuvas consideráveis em 2020. O acumulado de chuva chegou a ser superior a 100 milímetros , em relação à média registrada na maioria dos estados da região.

Diversas instituições, como a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) contribuem para o registro de dados das regiões do Monitor de Secas da Agência Nacional das Águas (ANA). Por meio da ferramenta, é possível acompanhar o níveis das secas de 12 estados brasileiros mensalmente.