Ato em João Pessoa faz homenagem a Marielle Franco

Vereadora carioca foi assassinada na última quarta-feira (21) quando voltava para casa.

marielle franco
Segundo organizadores, movimento reuniu 500 pessoas no Parque Solon de Lucena, em João Pessoa.

Um ato na Lagoa, em João Pessoa, homenageou nesta sexta-feira (16) a vereadora carioca Marielle Franco, morta no Rio de Janeiro na noite da última quarta-feira (14) junto com o motorista Anderson Gomes. A vígilia começou por volta das 16h e reúne, de acordo com a organização, cerca de 500 pessoas que manifestam a indignação com o assassinato da parlamentar. Um ato também foi realizado na cidade de Campina Grande.

Um dos organizadores da manifestação, a Central Única dos Trabalhadores, diz que estão presentes no ato estudantes, trabalhadores e militantes que prestam homenagem à vereadora assassinada. “É uma manifestação para dizer que Marielle não morreu que ela está presente e que a luta dela vai ter continuidade”, explica.

>>> Marielle e o déficit civilizatório que se vê nas redes sociais

Em nota, a central sindical prestou solidariedade às famílias das vítimas e pede que o crime seja elucidado. “A CUT-PB também faz coro às manifestações que exigem das autoridades competentes urgência na apuração desse crime e a rigorosa punição aos culpados, além de cobrar a devida proteção para aquelas pessoas que lutam pela garantia de direitos humanos, pela defesa da democracia e pelo combate a todo tipo de violência, inclusive policiais e militares”, diz a CUT.

Ato em João Pessoa faz homenagem a Marielle Franco
Ato em João Pessoa. Foto: Alex Soares
Entenda o caso

O carro que levava Marielle foi interceptado quando ela saia de um evento político no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, ela foi assassinada com quatro tiros na cabeça. O motorista do veículo foi atingido com três tiros na lateral das costas.

Segundo a perícia da Divisão de Homicídios da Polícia Civil do Rio de Janeiro, a munição usada no crime era de uma pistola calibre 9mm que pertencia a lotes vendidos para a Polícia Federal (PF) de Brasília, em 2006.

Devido a suposta origem da munição utilizada, a Polícia Federal emitiu uma nota conjunta com a Polícia Civil do Rio de Janeiro informando que se soma à investigação do caso. As duas corporações reiteraram “o compromisso de trabalhar em conjunto para a elucidação de todos os fatos envolvendo os homicídios da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Pedro Gomes, ocorrido na noite da última quarta-feira, no Rio de Janeiro”.

marielle
Ato em João Pessoa. Foto: Eslia Maria.
Marielle

Marielle Franco tinha 38 anos e foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro nas eleições de 2016, com 46.502 votos.

Socióloga formada pela PUC-Rio e mestra em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense (UFF), teve dissertação de mestrado com o tema “UPP: a redução da favela a três letras”.

Atualmente ela era relatora da Comissão de acompanhamento às ações de intervenção militar na Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, trabalho esse que já apontava para o abuso de poder por parte de policiais do 41º Batalhão da PM do Rio de Janeiro contra moradores de Acari.