Audiência na Justiça Federal encaminha transferência de elefanta Lady para Santuário

Prefeitura vai fazer uma visita técnica ao local, que fica no Mato Grosso. Nova audiência acontece no dia 30.

Audiência na Justiça Federal encaminha transferência de elefanta Lady para Santuário
Lady está na Bica desde 2013, quando foi resgatada de um circo (Foto: Arquivo)

A decisão sobre o destino da elefanta Lady, que vive no Parque Zoobotâncio Arruda Câmara, a Bica, foi adiada para o dia 30 de outubro. Em audiência realizada na Justiça Federal em João Pessoa, na manhã desta sexta-feira (18), ficou definido que a possível transferência dela para o Santuário de Elefantes do Brasil (SEB), que fica no Mato Grosso, só vai ser definida após uma visita técnica da prefeitura da capital ao local. No entanto, o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Abelardo Jurema Neto, já dá a transferência como certa.

A audiência desta sexta faz parte de uma ação em que entidades de proteção animal questionam as condições em que Lady vive na Bica, onde está desde 2013, depois de ter sido resgatada de um circo. Além de nomes da prefeitura e das entidades, também participaram da audiência representantes do Ibama e do Santuário de Elefantes.

A sessão terminou com um pré-acordo que pode levar à transferência do animal para o Santuário de Elefantes Brasil (SEB). Os participantes concordaram que será feita uma avaliação técnica para comprovar as condições da ONG de receber a elefanta. Os técnicos da Bica programaram a viagem ao Mato Grosso já para a próxima semana, com o intuito de fazer a avaliação. O Ibama também deve se pronunciar sobre o local.

“Ao retorno [da visita] teremos uma análise técnica,iremos falar com o prefeito e a intenção é de que tudo dando certo, se encaminha para isso, que Lady vá para o melhor local, que ofereça qualidade de vida para ela. Que ela saia do isolamento que vive hoje, para habitar e conviver com outros animais”, disse Abelardo Jurema Neto . “Lady se encontra sozinha ,solitária, não se conjectura em hipótese alguma a possibilidade de maus tratos, mas é necessário que a prefeitura e os órgãos pensem no melhor para a qualidade de vida da elefanta. Se é o santuário, que seja para lá”, completou o secretário.

“Todos os atores envolvidos sializaram no sentido de liberar a Lady para o santuário. A prefeitura quer se certificar, até para dizer que não está sendo relapsa, quer se certificar de que o local é adequado. A reunião foi positiva e no dia 30 de outubro teremos uma definição sobre esse assunto”, afirmou o coordenador do núcleo de Justiça Animal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Francisco José.

Laudo do MPF fala em problemas de saúde

Segundo perícia solicitada pelo MPF, a elefanta Lady está sofrendo do mesmo mal que muitos elefantes cativos no Brasil e no mundo. Sua vida em cativeiro e a falta de atendimento altamente especializado lhe causaram infecções crônicas nas patas e há indicações de osteoartrite, conforme o documento.

De acordo com os especialistas, a elefanta sofre há pelos menos três anos com pododermatite, doença que atinge as patas, associada a outros problemas, como abscessos e laminite, processos dolorosos, e que podem culminar para infecção generalizada e morte.

“A patologia que mais mata elefantes em cativeiro em todo o mundo é a infecção generalizada consequente à osteite séptica devido à pododermatite avançada”, ressalta o laudo. Os veterinários destacam que o tratamento deve ser diário e contínuo, necessitando de equipe capacitada e experiente, inclusive para diminuir o estresse do animal. “O Zoológico [a Bica] não possui condições necessárias para os cuidados devidos e diminuição do sofrimento de Lady”, pontua o laudo. A prefeitura de João Pessoa nega que a elefanta sofra maus tratos.