icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Beber café todos os dias reduz risco de morte, diz pesquisa

Consumir três xícaras de café por dia reduz a chance de morrer em 18%.

Publicado em 11/07/2017 às 10:36 | Atualizado em 10/03/2023 às 15:10

Além de ajudar a despertar, o café traz diversos benefícios para a saúde. Duas pesquisas publicadas nesta segunda-feira (10) mostram que as pessoas que consomem diariamente a bebida vivem mais.

Um dos estudos acompanhou mais de 500 mil pessoas, na Europa, por mais de 16 anos. Foi acompanhado o consumo diário de café de cada pessoa. Ao longo da pesquisa, percebeu-se que quem consome a bebida, seja o tradicional café ou o café descafeinado, apresenta uma menor mortalidade em diversos casos de doenças.

A pesquisa da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer do Imperial College London mostra que o consumo de café reduz a mortalidade por doenças digestivas tanto em homens, como em mulheres. O consumo diário da bebida também está relacionada a redução da mortalidade por doenças como doenças circulatórias, por doenças cerebrovascular e nas mulheres por câncer de ovário.

A outra pesquisa, da Universidade do Sul da Californa (USC), mostra que beber café está associado à redução de risco de morte devido a doenças cardíacas, por acidente vasculas cerebral, câncer, diabetes e doenças respiratórias e renais.

O resultado da pesquisa mostra que as pessoas que consomem uma xícara de café por dia são 12 por cento menos propensas a morrer do que aquelas que não consomem. E para aqueles que consomem de duas a três xícaras de café a chance de morrer é 18 porcento menor.

Segundo a professora de medicina preventiva da USC e responsável pela pesquisa Veronica Setiwan, não é possível afirmar que beber café irá prolongar a sua vida, mas é perceptível uma associação. "Se você gosta de beber café, beba! Se você não é um consumidor de café, então você precisa considerar se você deveria", afirma.

A pesquisa da Universidade do Sul da California mostra que o consumo de café está relacionado com a redução de risco de se desenvolver diversos tipo de câncer, diabetes, doenças do fígado, doença de Parkinson, diabetes tipo 2 e outros doenças crônicas.

As pesquisas sobre o consumo de café e sua relação com doenças e mortalidade foram publicadas na 'Annals os Internal Medicine' desta terça-feira (11). Revista publicada pela American College of Physicians, a maior organização médica especializada dos Estados Unidos.

Consumo de Café

No Brasil o café é a segunda bebida mais consumida, ficando atrás apenas da água. Um levantamento feita pela Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) em parceira com o Consórcio Pesquisa Café mostra que o café está presente em 98% dos lares brasileiros.

De acordo com o diretor-executivo da Abic, Nathan Herszowicz, O consumo de café por cada brasileiro é de 81 litros por ano. " A maior parte do consumo é feito dentro de casa, representando 67% do total, mas o consumo fora do lar também está crescendo", diz.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp