Beleza até na hora da morte

Serviço de preparação de corpos já está disponível em algumas funerárias, que oferecem desde maquiagem e até manicure.

A preocupação com a aparência é alimentada por muitas pessoas durante a vida. Mas, também existem aqueles que como último pedido exigem os cuidados com a beleza até na hora da morte.

Hoje o serviço de preparação de corpos é disponibilizado em algumas funerárias. Que oferecem várias opções, que vai de maquiagem, penteado e até manicure, de acordo com a vontade que a pessoa deixou expressa. O capricho na aparência na hora do velório é possível graças ao trabalho do profissional chamado tanatopraxista.

Em Campina Grande, a coordenadora Josefa de Sousa, da central de velórios A Viagem, no bairro de São José, fala que o serviço de necromaquiagem é solicitado principalmente pelas classes A e B. Ela explica que os cabelos geralmente são lavados, escovados e penteados e a maquiagem é feita com produtos apropriados. O tratamento é feito de acordo com o perfil do cliente. “As pessoas com maior poder aquisitivo geralmente pedem uma maquiagem mais forte”, diz Josefa.

Os preços do pacote da funerária ‘A Viagem’ podem chegar a R$ 1.890,00, no nível mais caro e que inclui maquiagem e penteado.

Ela explica ainda que os modos de como o embelezamento é feito varia também de acordo com a religião da pessoa falecida.

“Geralmente as clientes evangélicas gostam do cabelo penteado para trás e unhas apenas com uma base. Há 2 meses, já tivemos uma senhora de outro credo que queria suas unhas pintadas de vermelho”, fala a coordenadora.

O tanatopraxista da empresa assistencial Digna, Daniel Nunes explica que o tratamento consiste da retirada do líquido do corpo e a aplicação de alguns produtos para a higienização e conservação do cadáver para o momento do funeral.

“Geralmente nós retiramos todo o líquido ou também o soro que a pessoa pode ter tomado enquanto hospitalizada e depois todo o sangue também é bombeado para fora. Colocamos um líquido conservante que pode ser adicionado de corante para que a pessoa não fique muito pálida”, explica Daniel Nunes.

A técnica também pode incluir um serviço de restauração do corpo, para casos de morte brusca. “Ocorre que em alguns casos o rosto pode ficar comprometido e então nós fazemos um trabalho de reconstrução facial”, afirma Nunes. Na empresa Digna, a técnica já está inclusa gratuitamente no pacote, que pode ser adquirido de forma particular ou através de um plano em vida, que é pago mensalmente e traz vantagens para os beneficiados.

A finalidade da tanatopraxia é sobretudo deixar no momento do velório a imagem da pessoa tão natural quanto era em vida. Já a necromaquiagem, também feita pelo tanatopraxista, pode então cuidar do visual pessoal que a pessoa desejou passar neste último momento.