Belezas da Turquia inspiram coleções

Graças à novela ‘Salve Jorge’, da TV Globo, a tendência é que os encantos do país penetrem na moda brasileira.

Localizada entre Ásia e Europa, a Turquia reúne em um só lugar riqueza arquitetônica, histórica e cultural, através das suas exóticas cidades e belezas naturais, até pouco tempo não conhecidas por boa parte dos brasileiros. Graças à novela ‘Salve Jorge’, da TV Globo, a tendência é que os encantos do país penetrem na moda brasileira, adaptando algumas das características turcas para nossa realidade.

A estilista Rita Braga, que assina a grife paraibana Furtacor, explicou que, graças à riqueza cultural da Turquia, é questão de tempo para que a moda do país seja popularizada no Brasil.

“Com certeza nos sentiremos atraídas pelo exotismo, pelas formas e cores que serão tendência nesta temporada. A dramaturgia que traz esse tipo de história, que fala de outras culturas, sempre desperta em nós uma grande curiosidade, uma vontade de experimentar, compartilhar outros costumes, e isso acaba influenciando no nosso comportamento, na moda, maquiagem e decoração”, destacou.

Rico em tons, desenhos e formas, o cenário da moda turca possui dois polos que, apesar de distintos, não se divergem, e sim influenciam um ao outro. De um lado estão as vestimentas ligadas à tradição do país, com forte impacto da cultura religiosa.

No outro polo está a ousadia dos estilistas contemporâneos, desenhando roupas que mesclam a cultura do país com os padrões ocidentais, colocando a ‘Istanbul Fashion Week’ como referência no mundo da moda. Dentro desses estilistas está Hakan Yildirim, ganhador do prêmio Adam, que revela novos estilistas talentosos.

Istambul, antiga Constantinopla, não é somente a maior cidade da Turquia, como também é a região que mais inspira as grifes brasileiras. As roupas ganham tons temperados e terrosos, com estampadas e cores que refletem a diversidade cultural e arquitetônica da cidade. A Água de Coco, por exemplo, grife da estilista Liana Thomaz, mergulha no universo turco em sua coleção Verão 2013, com modelos que trazem o espírito da cidade para as ruas do Brasil.

Adaptando-se ao nosso clima, as roupas aparecem com caimento leve, cores diversificadas e tamanhos e formas variadas. Ideal para nosso clima, as batas fazem sucesso entre a maioria das mulheres brasileiras, podendo ser usadas como saída de banho ou, dependendo dos acessórios, vestimenta chave num look sofisticado. As peças são inspiradas nas roupas tradicionais da Turquia, com caimento adaptado para nosso país.

As cores e estampas são baseadas nas especiarias turcas, em tons vibrantes que remetem aos mercados e feiras de Istambul.

Curingas da estação, as saias longas são super versáteis e podem ser usadas em qualquer ocasião. Para dar fluidez às peças, o tecido usado para confeccioná-las é o algodão, que, por sua leveza, é obra-prima para quase todas as vestimentas do país.

Destino favorito de Cléopatra, Júlio César e diversos imperadores romanos, o cenário paradisíaco das termais de Pamukkale (Castelo de Algodão, em língua turca) inspira as rendas presentes em saias, shorts e camisas. Para quebrar a neutralidade dessas peças, o ideal é combinar com acessórios dourados ou azul-turquesa, cor que lembra as piscinas naturais das colinas térmicas da região. (Especial para o JP)