Bombeiros registram 121 ocorrências no Litoral da PB

Números incluem intervenções diretas em salvamentos aquáticos,  primeiros socorros e busca e guarda de crianças perdidas. 

Desde o início da Operação Verão, em 5 de dezembro do ano passado, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMP) já registrou 121 ocorrências na faixa litorânea paraibana. Os números dizem respeito ao período até o dia 1º deste mês e incluem ainda as intervenções diretas dos bombeiros em salvamentos aquáticos (68), atendimentos de primeiros socorros (27), busca e guarda de crianças perdidas (17).

Em nenhum desses casos em que o Corpo de Bombeiros foi acionado, houve registro de afogamento com óbito. Conforme o comandante do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS), major Almir Peixoto, a corporação tem investido na prevenção para conscientizar os banhistas. Nesse sentido, dentro da operação já foram realizadas 1.273 ações preventivas.

“Os guarda-vidas estão intensificando o trabalho de orientação, que consiste em advertências, que chegaram a 548, alertando as pessoas para os riscos de cada praia, e informações de forma geral, com 529. Também foram distribuídas 196 pulseiras de identificação para crianças, com espaço para colocar o nome e o número do responsável”, detalhou o oficial.

De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, Jair Carneiro de Barros, o Litoral do Estado é extenso e diversificado quanto à questão dos tipos de praias e peculiaridade da costa. Por isso, a corporação tem agido de forma proativa, antecipando-se aos fatos antes que eles aconteçam. No total de casos de salvamentos (68) registrados na operação, a grande parte (61 casos) se configurou como resgate aquático, que é quando o bombeiro intervém antes que aconteça o afogamento. “O profissional observa que o banhista está em perigo e faz a retirada dele da água”, explicou o coronel Jair, ao citar que as praias de Gramame, Pontinha de Lucena e Praia Bela são as mais perigosas. Ainda levando em conta os dados da operação, nos demais casos de salvamento (7) foi registrado o afogamento, mas o socorro rápido dos bombeiros salvou a vida dos banhistas.

“Em comparação com o mesmo período da Operação Verão anterior (meses de dezembro e janeiro), houve uma redução de 51% nos acidentes aquáticos, já que de 2013 para 2014 os salvamentos aquáticos chegaram ao número de 136”, completou o comandante-geral, ao enfatizar que a operação, que segue até o final de fevereiro, tem alcançado resultados positivos.