Bombeiros vão instalar unidades de salvamento em cinco praias

Postos avançados com pontos de observação e sala de atendimento pré-hospitalar ficarão localizados nas praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa e Camboinha.

Da Redação
Com Secom-PB

O Corpo de Bombeiros vai implantar unidades avançadas de salvamento em cinco pontos do Litoral paraibano. O anúncio foi feito pelo comandante da corporação, o coronel Pedro Luís do Nascimento, que também confirmou a aquisição de duas viaturas com capacidade de transportar seis mil litros de água e uma escada mecânica que alcance o 20º pavimento dos prédios – atualmente a escada disponível alcança até o 10º pavimento.

Os postos avançados com pontos de observação e sala de atendimento pré-hospitalar ficarão localizados nas praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa e Camboinha. Após a sua implantação, o coronel disse que tentará fazer parcerias com as prefeituras de Lucena e do Conde para construção de postos semelhantes para atendimento com viaturas e efetivo.

Este projeto, segundo o comandante, está sendo avaliado por técnicos da Superintendência de Administração do Meio Ambiente  (Sudema) e da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) para verificação do impacto ambiental para construção destes postos. “Será muito bom tanto para o turista como para as pessoas implantar um serviço que não existe que o de atendimento pré-hospitalar”, explicou. Ele ressaltou, também, os projetos para investimentos no quartel central da corporação, destacando as construções de um ginásio e de uma piscina olímpica.       

Ainda na área de salvamento, a corporação deve reforçar o atendimento com uso de motocicletas em casos de socorro para atendimento mais rápido. Elas terão equipamentos portáteis para atendimento pré-hospitalar às vítimas de acidente, de combate a incêndio e demais ocorrências. Também está sendo adquirido um novo instrumento para a liberação de vítimas presas em veículos envolvidos em abalroamentos.

Segundo ele, o Batalhão de Busca e Salvamento fez um plano de operação em todo o Litoral, com destaque para as praias mais procuradas. Assim, os bombeiros militares tiram serviço nas praias de Acaú, Pitimbú, Jacumã. Há também trabalho de prevenção na Baía de Traição e Barra de Gramame, que são considerados pontos críticos. “Gramame tem arrebentação não muito grande, mas a correnteza é forte e as pessoas estão se afogando na região em razão disso”. Para essa atividade, no entanto, não tem parcerias com prefeituras
 
Rede de hidrantes defasada
 

O coronel também informou que, segundo levantamento, João Pessoa tem uma rede de hidrantes insuficiente para atender a demanda. Dos 49 instalados na cidade, 38 estão em funcionamento e 11 estão inutilizados. O coronel Pedro Luís adiantou que esteve com a diretoria da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) para tratar da expansão dos serviços, pois o crescimento da cidade não foi acompanhado da ampliação do sistema de hidrantes.

A proposta apresentada pelo Corpo de Bombeiros seria a instalação de 8 hidrantes por mês. O ideal, segundo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seria o funcionamento de 570 hidrantes na cidade de João Pessoa.