icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Campanha alerta para acidente durante férias

Campanha 'Operação Vá & Volte'  tem como objetivo alertar  jovens, dos riscos dos acidentes causados por motocicletas.

Publicado em 11/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 16:19

Para atingir o maior número possível de jovens condutores, foi lançada na manhã de ontem na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a campanha 'Operação Vá & Volte', que tem como objetivo alertar os jovens, principalmente com idades entre 18 e 25, dos riscos dos acidentes causados por motocicletas. Após a realização de uma panfletagem na entrada da universidade, aconteceu a simulação de um acidente com resgate do Corpo de Bombeiros.

Aliados aos dados do Hospital de Trauma de Campina Grande, que já superou o número de nove mil pacientes vítimas de motos atendidos este ano, e de uma média de sete acidentados que guiavam motos em cada dez ocorrências atendidas pelo 2° Batalhão do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, várias entidades se uniram para a promoção da campanha que alertou para os perigos no período das férias, quando os estudantes ficam mais vulneráveis aos acidentes.

De acordo com a comandante do 2° Batalhão de Bombeiros Militar de Campina Grande, Jousilene Sales, a integração entre Bombeiros, Companhia de Trânsito da Polícia Militar, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Delegacia de Acidentes com Veículos e Hospital de Trauma de Campina Grande, irá facilitar desde a abordagem até o alcance da campanha que precisa mudar o alto número de jovens que são vitimados por acidentes automobilísticos.

“O Hospital de Trauma sofre com o grande número de pacientes, já que eles confirmaram que este ano já ultrapassaram os nove mil atendimentos. Isso também acontece com as ocorrências do Corpo de Bombeiros em Campina Grande, já que entre dez ocorrências de trânsito, sete envolvem motos, e dessas pelos menos quatro são de homens com idade entre 18 e 25 anos, e essa é a faixa etária universitária. Por isso lançamos essa campanha na UFCG, com a parceria dos demais órgãos e instituições, para que eles se conscientizem de que precisam ser mais prudentes no trânsito”, disse a comandante Jousilene Sales.

O prefeito da UFCG, Geraldo Baracuhy, acrescentou que com a proximidade das férias acadêmicas, muitos jovens acabam perdendo o tempo de descanso em recuperação após sofrerem algum tipo de acidente no trânsito. Segundo ele, a imprudência no trânsito, combinada ao consumo de álcool, são os principais fatores que levam à ocorrência de acidentes com jovens condutores. “Por causa da imprudência e de comportamentos de risco, muitos jovens não retornam de suas férias. Muitos morrem, outros ficam incapacitados para sempre. Queremos mudar essa realidade”, afirmou Geraldo Baracuhy.

Durante o evento o Corpo de Bombeiros de Campina Grande realizou a simulação de um acidente envolvendo um jovem vítima de acidente de carro. Os estudantes presentes visualizaram os riscos e as graves consequências que um ato de irresponsabilidade no trânsito pode proporcionar. “Nosso objetivo é mostrar que o que estamos encenando está muito próximo da realidade, e muitas vezes o final é muito trágico”, alertou a tenente-coronel Jousilene.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp