Campanha de doação de sangue une times do Treze e Campinense

Campanha ‘Torcedor Sangue Bom’ pôs a rivalidade de lado e uniu torcedores do Treze e do Campinense na luta para aumentar o estoque de sangue.

A tradicional rivalidade entre Treze e Campinense foi jogada para escanteio na manhã de ontem. Diferentemente dos encontros do ‘Clássico dos Maiorais’ no estádio Amigão, dessa vez Galo e Raposa se uniram na Praça da Bandeira, no Centro de Campina Grande, em uma campanha do Hemocentro da Paraíba. Intitulada de “Torcedor Sangue Bom”, a luta para aumentar o estoque de bolsas contou com o apoio dos rivais históricos que convocaram os torcedores dos dois times para aderirem à jornada.

Vestiram a camisa dos doadores voluntários o zagueiro Anderson Rosa e o meia Ricardo Maranhão, ambos do Campinense; e volante Júlio César e o zagueiro Vitor Hugo, representando o Treze. Unidos com o propósito de salvar vidas, os jogadores valorizaram a campanha que visa aumentar a média de 40 doações por dia na unidade móvel do Hemocentro de Campina Grande. Além dos 17 hospitais da cidade que recebem o sangue coletado pela entidade, o Hemocentro ainda é responsável por abastecer 43 municípios do Compartimento da Borborema.

“É muito importante aderir a essa campanha porque nós estaremos salvando vidas. Ninguém sabe o dia de amanhã.

Hoje nós ajudamos alguém que não conhecemos, mas amanhã até nós mesmos podemos precisar”, disse o volante do Treze, Júlio César. Já Ricardo Maranhão, meia rubro-negro, que doou sangue pela primeira vez, fez questão de chamar a torcida da Raposa para que ela possa seguir o exemplo dos jogadores e também comparecesse à sala de coleta.

“Tenho certeza que a torcida do Campinense também irá comparecer ao Hemocentro como faz quando jogamos no Amigão”, disse.

De acordo com a assistente social do Hemocentro, Marilana Abrantes, além da ação que ocorreu ontem, haverá mais sete distribuídas ao longo deste mês de maio. Duas delas serão realizadas nos estádios de Treze e Campinense, Presidente Vargas e Renatão, respectivamente, para que os torcedores que acompanham o dia a dia de treinamento das equipes possam participar da campanha. As duas equipes também se comprometeram a entrar no gramado antes dos jogos com faixas alusivas à campanha.

“No dia 8 estaremos no campo do Treze e no dia 23 no do Campinense. A perspectiva é que o nosso estoque, que tem conseguido corresponder às necessidades da nossa área de cobertura, seja reforçado, principalmente pela proximidade das festas juninas, quando tradicionalmente requer um reforço de bolsas. Além dos acidentes, também é comum a utilização de sangue nos casos de queimaduras por conta da utilização de fogos”, disse a assistente social.