Campina Grande economiza 85% em energia com semáforos de LED

Faróis dos cruzamentos com o novo padrão duram mais que com lâmpadas incandescentes.

A implantação de semáforos de LED em Campina Grande, está gerando uma economia de energia que chega aos 85%. Segundo a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), a implantação do novo sistema semafórico foi finalizada neste mês de janeiro. Faróis de 94 cruzamentos já estão funcionando com as novas lâmpadas que, além de economizar, tem uma durabilidade maior do que as  incandescentes.
 
De acordo com o superintendente da STTP, Félix Neto, o consumo de energia com os novos semáforos equivale a 1.056 Mwh/ano que, segundo o órgão, corresponde à energia consumida por quase 400 residências. Além disso, a substituição vai reduzir o trabalho de manutenção. “É mais um ponto para nosso laboratório digital, que com isso podemos agora direcionar nossas equipes técnicas para outras atividades de operação de trânsito”, disse.
 
O novo sistema é composto por um circuito de várias lâmpadas e que garante maior luminosidade aos faróis, principalmente durante o dia. Aliado a isso, o conjunto de lâmpadas de LED queimam aos poucos, o que facilita a troca antes do semáforo apagar totalmente, diferente do anterior, que dependia apenas de uma única lâmpada.