Cândida Vargas festeja 15 anos do Método Mãe Canguru

Instituição organizará nesta quarta-feira um evento para esclarecer às mães dos bebês prematuros sobre esse tipo de assistência.

O método ‘Mãe Canguru’, criado há 35 anos na Colômbia, é aplicado há 15 anos na Instituto Cândida Vargas (ICV), uma das principais maternidades públicas de João Pessoa. Hoje, em alusão à Semana Mundial do Aleitamento Materno, a instituição organizará um evento para esclarecer às mães dos bebês prematuros sobre esse tipo de assistência e também estimulá-la a respeito da importância da amamentação.

No ICV são realizados aproximadamente 700 partos ao mês, filhos de pacientes de todo o Estado, e as crianças que nascem prematuras ou com baixo peso recebem a assistência do método canguru, no qual o bebê fica agarrado com a mãe, pele a pele, durante a maior parte do tempo.

A diretora multiprofissional do ICV, Teresinha de Lisieux, explicou a importância do método na assistência às mães e aos bebês. “O método estimula o aleitamento materno, diminui o risco de infecção hospitalar, ajuda os pais a aprenderem os cuidados com o seu bebê e, com isso, terem maior autoconfiança após a alta hospitalar” afirmou.

Ela destacou, ainda, o crescimento do método durante os 15 anos. “O método cresceu muito. Começou com 10 leitos e hoje temos 16, com um quadro multiprofissional completo formado por pediatra, enfermeiro, assistente social, psicólogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, entre outros, para melhor assistência às mães e as crianças”, disse.

Também hoje, a maternidade lembra os 69 anos de criação e para comemorar a data haverá a presença de crianças que foram assistidas pelo método canguru, assim como suas famílias. Haverá, ainda, uma homenagem aos profissionais que compõem o método, inclusive aqueles que implantaram este tipo de atendimento na maternidade.

Em maio deste ano, o Ministério da Saúde emitiu uma certificação atestando o ICV como Centro de Referência Estadual para o Método Mãe Canguru. Para a diretora multiprofissional do instituto, o certificado é de fundamental importância.

“Reforça e reconhece a qualidade da atenção aos recém-nascidos prematuros de baixo peso nessa instituição e renova o compromisso do município com a redução da mortalidade materna e neonatal”, afirmou.