Cartaxo assina ordem de serviço para construção da UPA dos Bancários

Unidade será especializada em ortopedia e deverá ser entregue em 2018. 

Cartaxo assina ordem de serviço para construção da UPA dos BancáriosApós uma licença de dez dias, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), retornou ao trabalho nesta segunda-feira (6) e seu primeiro ato foi a assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA Especialidade), no Bairro dos Bancários. Orçada em cerca de R$ 6 milhões, a nova unidade terá capacidade de atendimento de mais de 300 pessoas por dia.

Projetada para realizar atendimentos de emergência em ortopedia, a UPA Bancários também oferecerá serviços nas áreas de clínica médica e pediatria. “Vamos atender a cerca de 200 mil habitantes que moram na região dos Bancários, desafogando o atendimento especialmente na questão da ortopedia”, afirmou o prefeito. 

Cartaxo disse que a obra deverá começar imediatamente e a expectativa é entregá-la até o início de 2018, mesmo que haja contingenciamento de repasses dos recursos federais. “Independenete disso, estamos com o planejamento feito para tocar esta obra sem interrupção com recursos provenientes da prefeitura de João Pessoa”, assegurou.

Concurso

O prefeito também disse que deverá realizar concurso público para atender às necessidades da nova unidade.  Para definir o número de profissionais necessários para o funcionamento da UPA Bancários, cartaxo explicou que deverá aproveitar a experiência das Upa do Valentina e de Cruz das Armas, inauguradas pela sua gestão. 

Quando estiver concluída, a UPA será a quarta em funcionamento em João Pessoa, permitindo uma cobertura a 100% da população com estes equipamentos. Hoje, já estão em plena atividade a UPA Oceania, UPA Valentina e UPA Cruz das Armas. O secretário de saúde da capital, Adalberto Fulgência, disse que mesmo com a cobertura completa, a prefeitura deve construir, ainda, uma nova UPA no Geisel.