Celebrações católicas da Semana Santa na Paraíba acontecem sem fiéis

Medidas foram adotadas pela Igreja Católica nas principais cidades do estado.

Foto: Rafael Augusto/Diocese de Campina Grande
Celebrações católicas da Semana Santa na Paraíba acontecem sem fiéis
Celebrações em Campina Grande estão acontecendo sem a presença dos fiéis. Foto: Rafael Augusto/Diocese de Campina Grande

“Esta Semana Santa será diferente na vivência, mas não na essência”. Esta é a definição do arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, para um dos momentos mais importantes do ano, dentro das celebrações católicas. Por causa do risco de contaminação pelo  novo coronavírus, as missas deste período serão realizadas sem a presença dos fiéis e as tradicionais procissões estão canceladas.

Uma série de decisões e recomendações foram articuladas entre os representantes da igreja católica em João Pessoa, Campina Grande e Patos.

Segundo Dom Manoel Delson, nesta quinta (9), a Missa da Ceia do Senhor acontece às 17h sem o momento do lava pés, e a Missa dos Santos Óleos foi adiada para uma nova data. Já na sexta-feira (10), não acontecerá a Procissão do Senhor Morto, mas será realizada uma operação especial pelos doentes, mortos e pelas pessoas que sofreram alguma perda durante a pandemia.

Neste sábado (11), quando é celebrado o Sábado de Aleluia, não será permitida a realização da Procissão da Luz, após a bênção do fogo e não acontecerão batismos. A Procissão de Ramos, que seria realizada no último domingo (5), também não foi realizada.

Os fiéis vão  poder acompanhar as celebrações através do Instagram da Arquidiocese.

Missas na Rainha da Borborema

Em Campina Grande, o bispo Dom Dulcênio Fontes de Matos emitiu um decreto, disciplinando a realização de missas durante a Semana Santa, apenas na Catedral e na Igreja Matriz de cada paróquia. A presença será reduzida ao máximo possível, contando apenas com membros da equipe litúrgica de apoio.

As missas na Rainha da Borborema serão nesta quinta-feira, às 17h; na sexta-feira, às 15h; no sábado, às 19h30 e no domingo, às 10h. Haverá transmissão por canais de rádio, televisão e pela internet.

Procissão dos Homens em setembro

Realizada há quase 60 anos, a tradicional Procissão dos Homens não acontecerá durante a Semana Santa em Patos, no Sertão. O evento acontece na madrugada da Sexta-feira da Paixão, com a presença só de homens. A discussão entre os realizadores com a Diocese de Patos é para que ela seja adiada para em 14 de setembro, dia em que se celebra as comemorações à Nossa Senhora das Dores e que marca o início da Festa da Padroeira Nossa Senhora da Guia.