Centenário ganha Unidade Básica de Saúde

UBSF vai atender usuários que tinham que se deslocar para receber atendimento nas unidades instaladas no bairro da Liberdade.

O bairro do Centenário, em Campina Grande, ganhou ontem uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e agora a população não precisa mais recorrer às unidades instaladas no bairro da Liberdade. Além de alugar e reformar o imóvel, a Secretaria de Saúde deslocou uma das quatro equipes da Liberdade para trabalhar no Centenário. Mesmo assim, a gestão da pasta confirmou que até o final do ano devem ser entregues mais sete UBSFs, que ainda não tiveram os locais revelados.

Para o prefeito Romero Rodrigues, que participou da inauguração, o foco não tem sido a construção de novas unidades, mas sim a reforma das que já atendem a população.

Mas, a que foi inaugurada ontem era uma reivindicação antiga da população que precisava se deslocar para outro bairro para poder ser atendida. Segundo o prefeito, isso fez com que a administração viabilizasse um local para evitar que pessoas que não tinham condições de se deslocar até a unidade do bairro vizinho, recebessem a assistência que merece.

“Temos buscado reestruturar as unidades que já existem, para que a população tenha um serviço melhor. Fizemos isso em outras unidades que já foram reformadas este ano, vamos continuar com a construção de novas, mas essa unidade do Centenário era um pedido antigo, já que muitas pessoas precisavam se deslocar para outros bairros para conseguirem atendimento. Conseguimos equacionar esse problema e vamos buscar melhorar ainda mais o serviço”, disse o prefeito.

Com mais de 1.200 moradores do Centenário que estavam cadastrados em unidades de outros bairros, a nova UBSF irá oferecer atendimento de Clínica Geral, dentista, vacinação, além de sala de curativos. Com isso, de acordo com a secretária de Saúde, Lúcia Dercks, a qualidade na assistência vai melhorar, uma vez que em breve poderão ser criadas mais equipes de assistência do Programa Saúde da Família. “Hoje nós temos 98 equipes, cada uma com um médico, o que irá fortalecer o atendimento no bairro do Centenário, que a partir de agora não ficará mais desassistido”, apontou Lúcia.

A ampliação do número de equipes e de profissionais médicos é um desafio que o prefeito Romero Rodrigues disse que está bem próximo de ser equacionado. Segundo ele, a Secretaria de Administração está realizando um levantamento geral para a realização de um concurso no município que irá oferecer vagas desde fiscal de serviços urbanos, obras e tributos, como também para a área da Saúde que precisa ser ampliada.

“Nossa prioridade são os serviços urbanos e da saúde. Tanto é que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Dinamérica nós devemos entregar no início de 2014, e ainda este ano a Policlínica das Malvinas, por isso nossa preocupação em ampliar nosso quadro”, acrescentou Romero Rodrigues.