Centro de Zoonoses de João Pessoa abre agendamento online de cirurgias de castração

Para este mês, estão sendo disponibilizadas 300 cirurgias de esterelização.

Centro de Zoonoses de João Pessoa abre agendamento online de cirurgias de castraçãoA Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai disponibilizar a partir desta sexta-feira (8) um link para agendamento de cirurgias de castração em cães e gatos para o mês de janeiro. A partir das 8h, tutores residentes de João Pessoa poderão realizar o cadastro acessando site da prefeitura de João Pessoa.

Para este mês, estão sendo disponibilizadas 300 cirurgias de esterelização. “Este mês de janeiro vamos realizar 300 cirurgias, mas nosso objetivo é ampliar nossa capacidade para que possamos ofertar ainda mais vagas nos próximos meses”, reforça o gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses, Nilton Guedes.

O sistema será aberto a partir das 8h e encerrado quando completar o número de vagas. Para realizar o cadastro é necessário o tutor ser residente de João Pessoa e preencher todos os dados solicitados. Desde outubro os agendamentos e cadastramentos para a esterilização de cães e gatos, assim como o cadastro de cuidadores de animais, estão sendo realizados online, uma necessidade devido à pandemia do novo coronavírus.

Os animais que passam pela castração recebem alta no mesmo dia. Para a realização da esterilização, eles devem apresentar bom estado de saúde e se submeterem a alguns critérios considerados de segurança, como exame de hemograma e triagem clínica, não estar na fase de amamentação ou no cio.

Neste período de pandemia todos os procedimentos seguem critérios e condutas sanitárias para resguardar a saúde dos tutores e dos animais levados aos serviços.

O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n°100, no bairro dos Bancários. Para mais informações, a população pode entrar em contato por meio dos telefones: 3218-9357 ou 3214-3459.

Além de esterilização, o serviço oferece também vacinação antirrábica das 8h às 17h e realiza atendimento para doenças zoonóticas, com testes rápidos para leishmaniose e exames para diagnóstico da esporotricose.