Centro de Zoonoses vai conscientizar a população sobre perigos do caracol africano

Nesta sexta-feira (27), as equipes irão ensinar a população sobre os perigos do manuseio e as formas de se livrar do molusco.

As chuvas que caíram em João Pessoa e continuam ameaçando retornar vez por outra amenizam o calor na capital, mas também trazem alguns incovenientes aos pessoenses. Um deles é o caracol africano, que encontram no tempo úmido e chuvoso um ambiente favorável para a proliferação da espécie. Pensando no aumento da quantidade de caracóis na cidade, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove nesta sexta-feira (27), às 6h30, na Orla do Cabo Braco, com concentração em frente a Fundação Casa José Américo, ações preventivas para conscientizar a população sobre os perigos no manuseio do Achatina fulica, nome científico do animal, e as formas corretas de se livrar do molusco.

Na oportunidade, agentes de vigilância ambiental vão fazer panfletagem, dar orientações à população e realizar o controle do caracol por meio de catação, único procedimento permitido para a área que é de preservação ambiental.

“A área é protegida por lei, já que ali existe uma vegetação, então não podemos usar nenhum pesticida ou qualquer outro tipo de forma para eliminar o caracol, além disso, ele não possui um predador natural então nossa única forma de combatê-lo é através do processo de catação”, explica o gerente da Cvaz, Nilton Guedes.

Segundo Nilton Guedes, a ação vai permitir que a população contribua com o trabalho da vigilância ambiental. “Estamos divulgando o máximo de informações existentes, transmitindo todo o conhecimento que temos sobre o Caracol Africano para os cidadãos. Assim eles poderão evitar a reprodução da espécie, que não aparece apenas em lugares próximos de vegetação, podendo também chegar às residências, basta que o ambiente seja favorável”, completou o gerente.

Os agentes de vigilância ambiental passaram por uma qualificação nas últimas semanas para poder orientar a população, com o intuito de identificar os casos durante as visitas domiciliares e fazer a retirada do molusco.

Além das ações programadas para esta sexta-feira (27), a Cvaz também está promovendo desde quarta-feira (25) atividades para conter o Aedes aregytpi, mosquito transmissor da dengue. As atividades visam identificar em todos os bairros da capital os locais mais propensos a reprodução do inseto, assim como realizar o controle da proliferação do mosquito através da aplicação de inseticidas.