Centro especializado em atendimento a microcefalia é inaugurado nesta quarta em CG

Local tem que capacidade para atender 150 crianças e famílias de todo estado podem acessar serviços.

microcefalia, funad

Vai ser inaugurado nesta quarta-feira (29) um espaço especializado no atendimento a crianças com microcefalia em Campina Grande. O Centro Dia – Serviço Especializado de Assistência Social é um projeto piloto de prestação de serviços para as famílias que tenham crianças com esta condição. A capacidade de atendimento do local é de 150 crianças e famílias de toda a Paraíba podem se associar. Caso o número de vagas seja atingido, outro espaço será criado, de acordo com o Centro Dia.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, a Paraíba tem 197 casos registrados de microcefalia, sendo que somente na região metropolitana de Campina são 98 casos acompanhados pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER).

Segundo a coordenadora da Coordenadora do Centro, Leila Nóbrega, o principal objetivo do projeto é enfrentar os casos de microcefalia junto com as mães das vítimas. “Nosso serviço será o de acolher, estruturar e encaminhar essas famílias de forma prioritária para outros meios. Qualquer projeto educativo e de assistência que a gente possa incluir essas crianças, faremos o encaminhamento”, informou a coordenadora. Em casos de atendimentos no Serviço Único de Saúde (Sus), as crianças também tem prioridade e o Centro estará gerindo o encaminhamento desses casos.
Para ter acesso aos serviços, as famílias precisam se habilitar no Centro Especializado em Reabilitação (CER), que fica na rua Luís Mota, S/N, em Bodocongó, apresentando laudo médico comprovando que a criança tem microcefalia. Caso o número de vagas seja atingido, outro espaço será criado, de acordo com o Centro Dia, que funciona na rua Joaquim Caroca, 178, no Conjunto dos Professores.
Ainda de acordo com a Coordenadora do Espaço, o Centro tem como meta funcionar como a casa de um parente, para que as mães ou responsáveis das crianças possam ir descansar, receber apoio e orientação. “Queremos ressignificar essas famílias, dá um descanso ao cansaço delas. O Centro vai disponibilizar alimentação, dormitórios e cuidadores para as crianças enquanto o responsáveis descansam”, disse Leila Nóbrega. A família ainda receberá um serviço de atendimento psicológico e serão encaminhadas para planos de formação profissional e possíveis vagas de emprego. “Vamos estudar cada caso e criar um plano de vida para eles”, finalizou a coordenadora Leila Nóbrega.