icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

CG festeja padroeira e templos homenageiam Iemanjá em JP

Segunda-feira (8) é feriado em João Pessoa e Campina Grande. Nas duas cidades, fiéis comemoram Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá.

Publicado em 08/12/2008 às 7:49

Karoline Zilah
Com informações de Tiago França, do Jornal da Paraíba

Nesta segunda-feira (8), Campina Grande comemora o dia de sua padroeira, Nossa Senhora da Conceição. A festa começou no domingo (7) e termina hoje, ponto alto do evento. Em feriado, a programação teve início às 7h com a Missa da Alvorada, celebrada pelos padres José Francisco do Nascimento e Sérgio Francisco Leite.

Às 8h, acontece um café da manhã para os fiéis, denominado de “Café com Maria”. Já às 10h, acontecerá a Missa Solene, celebrada por dom Jaime Vieira Rocha, também na Catedral de Nossa Senhora da Conceição.

A programação tem seqüência à tarde, a partir das 16h, com a procissão, cujo itinerário será as ruas Bento Viana, Vila Nova da Rainha, Severino Cruz, até o Parque do Povo, onde será realizada a missa principal da festa, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. A previsão é de que tudo termine por volta das 19h.

Em João Pessoa, uma procissão sai da Igreja São Pedro Gonçalves, no Centro Histórico, com destino à comunidade do Trapiche, no Porto do Capim. A celebração segue pelas águas do Rio Sanhauá até chegar à Ilha da Santinha.

Já nas praias de Tambaú e Cabo Branco, a Federação dos Cultos Africanos espera 100 mil pessoas e a participação de 100 templos de Umbanda oficiais vindos de João Pessoa e Campina Grande para as homenagens a Iemanjá. Às 18h, tem início a apresentação do ritual litúrgico. A abertura oficial acontece às 20h e por volta da meia-noite a festa tem seu ponto alto, as oferendas no mar.

Iemanjá
É um dos Orixás mais importantes no Brasil. O seu nome vem de 'Yéyé omo ejá' que significa, mãe cujos filhos são peixes. Também é conhecida por ‘Rainha do Mar’ ou ‘Dona Janaína’. Essa divindade é mãe de quase todos os outros Orixás, rege a maternidade e representa a fertilidade. É a Deusa do Mar que olha pelos marinheiros e pescadores e a senhora dos lares, das mães e das esposas que traz paz e harmonia para a família.

As celebrações de Iemanjá variam conforme a região. Em Salvador, por exemplo, a celebração ocorre no dia 2 de fevereiro, na praia do Rio Vermelho. Já no Rio de Janeiro a festa é dia 31 de dezembro, data em que, na Bahia, também se realiza uma festa à beira-mar dedicada à padroeira estadual, Nossa Senhora da Conceição da Praia. Os pescadores e marinheiros, por devoção à ‘Rainha do Mar’, festejam neste dia levando para o mar cestos com ofertas. no bairro do Varadouro.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp