icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

CG ganha Instituto Histórico

Instituto irá criar revista eletrônica para tornar fatos e fragmentos históricos da cidade acessíveis à população.

Publicado em 27/03/2012 às 6:30


Preservar a história de Campina Grande, seja ela oral, construída por objetos ou escrita. Esse é um dos objetivos do Instituto Histórico de Campina Grande (IHCG), lançado ontem à noite no auditório da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep-PB). A entidade faz uma homenagem ao ex-prefeito do município Elpídio de Almeida.

Uma das primeiras ações do instituto será a criação de uma revista eletrônica, cujo objetivo é guardar registros históricos e culturais da cidade.

PRESERVAÇÃO
“Nossa meta é a preservação da história de Campina Grande, e aí se abrem diversas possibilidades e formas. Uma das alternativas, por exemplo, seria a construção de uma revista eletrônica, onde poderíamos ter conservados documentos e outros fragmentos que fazem parte dessa trajetória do município”, explicou uma das idealizadoras do projeto, Maria Ida Steinmuller.

A ideia da revista é levar para o mundo virtual fragmentos históricos e culturais da cidade, para torná-los acessíveis à população.

A solenidade contou com a presença da doutora Esther Caldas Bertoletti, sócia titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, e do historiador Joaquim Osterne Carneiro, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano. A assembleia geral para formalização dos atos do IHGP será no dia 1° de setembro de 2012, data do nascimento do ex-prefeito de Campina Grande Elpídio de Almeida, que é patrono da Casa.

AUTORIDADES
Durante o lançamento, várias autoridades políticas, civis e historiadores do Estado e de Campina Grande estiveram presentes, a exemplo do governador em exercício da Paraíba, Rômulo Gouveia, e do senador Cássio Cunha Lima.

“O instituto nasce em um momento importante da cidade e é uma justa homenagem a uma figura que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Campina Grande”, observou Cássio Cunha Lima.

O governador em exercício, Rômulo Gouveia, afirmou que “Campina precisa desse tipo de iniciativa. A cidade tem uma história rica do ponto de vista histórico e cultural".

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp