Chuvas causam prejuízos em JP

Chuvas provocaram alagamentos em ruas e avenidas, trânsito lento, deslizamento de barreiras e quedas de árvores na capital.

As chuvas que ocorreram ontem em João Pessoa e Campina Grande causaram vários transtornos à população. Na capital, provocaram alagamentos em ruas e avenidas, trânsito lento, deslizamento de barreiras e quedas de árvores. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), choveu ontem na capital 37 milímetros (mm), chuva considerada moderada. Em Campina, as chuvas também causaram alagamentos e o volume foi de 27,6 mm. A previsão da Aesa é que as precipitações continuem nas próximas 48 horas.

Por volta das 9h de ontem, parte de um muro caiu por cima da aposentada Maria Helena de Carvalho das Neves, 64 anos, que reside na Avenida Beira Rio, no bairro Miramar, na capital paraibana. Segundo a irmã da vítima, Marta Carvalho, 52 anos, a idosa estava lavando louças em uma pia, na área externa da casa, quando aconteceu o desabamento. “Moro aqui ao lado e só ouvi os gritos das netas que moram com ela. Quando cheguei, meu sobrinho já estava tirando o muro de cima dela”, contou.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, a vítima foi atendida por equipes da guarnição e também do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e estava consciente. A idosa teve escoriações leves e foi encaminhada ao Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Conforme o boletim da unidade hospitalar, o estado de saúde de Maria Helena é considerado regular e ela segue em observação.

Para o coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Francisco Noé Estrela, a possível causa para o desabamento do muro foi a falta de drenagem. “A casa está sobre terreno de encosta e ao construir o muro não fizeram a amarração correta, colocaram metralha acreditando que estaria seguro, mas devido o peso e a incidência de chuva, o solo cedeu e derrubou o muro”, explicou.

Sobre riscos de desabamento nas 31 comunidades localizadas em áreas de risco na capital, Noé Estrela disse que a situação está sob controle.

As ações preventivas da Defesa Civil foram reforçadas durante o dia de ontem nas comunidades Tito Silva e São José, onde equipes do órgão realizaram a desobstrução do rio Jaguaribe, com a retirada da vegetação acumulada em baixo da ponte.

“Dessa forma a água do rio irá fluir dentro da normalidade, evitando os alagamentos nas comunidades do seu entorno”, ressaltou Noé Estrela.

TOMBAMENTOS

Por conta das chuvas, duas árvores tombaram na manhã de ontem em João Pessoa, uma no Bessa e outra em Manaíra. A primeira árvore da espécie algaroba tinha cerca de 10 metros de altura e caiu por cima de um carro. A segunda, da espécie ficus, caiu por volta das 11h, na Avenida Silvino Chaves, em Manaíra.

De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria do Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), Anderson Fontes, o plantio de forma inadequada somado à ocorrência de chuvas, contribuem para os acidentes. Ele explicou que a árvore que caiu no Bessa era uma algaroba. “A algaroba é uma espécie de árvore de porte grande e raízes superficiais. Como muitas são plantadas em calçadas pequenas, acabam tendo as raízes obstruídas e impedidas de realizar a oxigenação e a fotossíntese que comprometem a estrutura da árvore. Além disso, essa espécie possui copas com galhos de arquiteturas desequilibradas e com as chuvas, acabam tombando”, explicou. Já a espécie ficus, segundo Fontes, tem características semelhantes às da algaroba, mas podem ser plantadas em calçadas, mas como isso foi feito sem orientação do órgão, também caiu.

Segundo a Semam um galho de árvore também caiu no Expedicionários, na manhã de ontem. Já na manhã da última terça-feira, uma oliveira caiu no Varadouro.

PROGRAMA ‘PODA PROGRAMADA’

Segundo Anderson Fontes, de janeiro deste ano até ontem, sete árvores tombaram em João Pessoa, sendo cinco ficus, uma oliveira e uma algaroba. Como prevenção de possíveis tombamentos, a Semam tem realizado, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o programa ‘Poda Programada’, desde janeiro deste ano. (Colaborou Luzia Santos – Fotos Francisco França)

Chuvas causam prejuízos em JP

1) Parte de um muro caiu por cima de uma aposentada, na Avenida Beira Rio, em Miramar

Chuvas causam prejuízos em JP

2) Uma árvore da espécie ficus caiu na Avenida Silvino Chaves, em Manaíra

Chuvas causam prejuízos em JP

3) Na BR-230, a chuva deixou a visibilidade dos motoristas ruim

Chuvas causam prejuízos em JP

4) As ações preventivas da Defesa Civil foram reforçadas ontem nas comunidades Tito Silva e São José, onde equipes do órgão realizaram a desobstrução do rio Jaguaribe