Cidades do Litoral registram índices pluviométricos acima da média histórica

Segundo a Aesa, choveu mais que o esperado para março em Alhandra, João Pessoa e Mataraca; previsão para terça-feira (24) é de mais chuva.

As chuvas que caem desde o fim de semana no Litoral da Paraíba fizeram com que algumas cidades da região registrassem índices pluviométricos acima da média histórica. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), já choveu bem mais que o esperado para todo o mês de março nas cidades de Alhandra, João Pessoa e Mataraca e a previsão para esta terça-feira (24) é de mais chuvas em todo o Litoral.

A cidade que mais choveu em março foi Alhandra. O município já registra 336,4 milímetros, quase o dobro da média histórica que é de 189,2 milímetros. Em João Pessoa, a média histórica de 204,8 milímetros foi ultrapassada em mais de 48%. Até esta segunda-feira (23), a Aesa registrou 304 milímetros, sendo a capital a segunda cidade com mais precipitações.

De acordo com o ranking da Aesa, o terceiro município mais chuvoso é Mataraca, com 271,5 milímetros de índice pluviométrico. Situada no Litoral Norte do estado, a cidade tem média histórica de 210,6 milímetros nos meses de março. Mas não foi apenas nas cidades litorâneas que a Aesa anotou índices altos de chuva.

“Em Sousa, mais precisamente no Distrito de São Gonçalo, nossos pluviômetros registraram 235,4 milímetros. Não superou a média histórica do mês, que é de 247,2, mas teve um volume significativo de chuvas. Além disto, ainda estamos no dia 23. Temos mais uma semana até o final do mês e a previsão até lá é de novas chuvas”, destacou a meteorologista da Aesa, Carmem Becker.