Cisto de mais de 20kg é retirado de paciente em Santa Rita, na Paraíba

Além da massa ovariana, os médicos precisaram retirar o útero e o ovário da paciente.

Equipe do hospital se surpreendeu com o tamanho do cisto, que pega mais de 20kg. / Foto: Divulgação

Um cisto de 20,5kg foi retirado de uma mulher de Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba. A cirurgia foi realizada na última quarta-feira (6) pela equipe de ginecologia e obstetrícia do hospital Flávio Ribeiro Coutinho, e a paciente segue com o quadro de saúde estável, podendo receber alta médica neste sábado (09).

A paciente é Maria Nazaré da Silva, de 69 anos. Conforme o médico que a operou, o ginecologista Francisco Macedo, há um ano ela chegou ao hospital Flávio Ribeiro Coutinho com encaminhamento médico de outra unidade hospitalar para tratar uma doença no pulmão, e a partir de então, efetuar uma cirurgia para retirada de uma ascite (um acúmulo de líquido na superfície dos órgãos digestivos). No entanto, após exames de ultrassom realizados nesta semana, foi constatada uma grande massa ovariana que ocupava todo o abdômen e a pelve da paciente e, dessa forma, ela precisou ser cirurgiada com urgência.

Francisco Macedo disse ter ficado muito surpreso com o caso, e acredita que o cisto retirado na paciente de Santa Rita pode estar entre os três maiores cistos já retirados em outros hospitais, perdendo apenas para outros dois de 32kg e 22 kg, respectivamente. “O maior cisto que eu já havia retirado pesava quase foi quase 5kg. Neste caso, nós esperávamos que a peça fosse grande, pelo que vimos nos exames, mas não que ele pesava tanto”, comentou o médico.

Além da massa ovariana, foram retirados o útero e o ovário da paciente. A coordenadora da maternidade do hospital Flávio Ribeiro Coutinho, Wilma Silva, informou que o cisto de mais de 20kg foi encaminhado para a biópsia, mas ainda está no hospital por não haver laboratórios disponíveis para a realização do exame em peças com o tamanho e o volume maiores que o normal, como o encontrado no caso. Ainda acompanharam a cirurgia o residente Nilton Segundo, e a anestesista Sandra Lira.  

https://www.instagram.com/p/B4m3BVqAnAq/?utm_source=ig_embed