icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Colorido dos ipês enfeita a capital paraibana nos primeiros dias de 2016

Nas avenidas e parques centrais de João Pessoa, o romper  das flores muda a paisagem nesse período do ano.

Publicado em 02/01/2016 às 8:00


Em meio à vegetação de João Pessoa, o colorido começa a se fazer mais presente no romper das flores dos ipês amarelos. Para muitos, o fenômeno passa despercebido devido à correria, contudo há quem espere anualmente a mudança e faça questão de registrar a beleza das flores. Em João Pessoa, os ipês amarelos estão floridos e já chamam a atenção em pontos como a avenida Beira Rio e o Parque Solon de Lucena, por exemplo, encantando quem passa pelo local.

As flores rompem em meio ao corre-corre do dia a dia e ao trânsito por vezes estressante e agitado e vêm embelezar as vias, surpreendendo quem passa por pontos da cidade onde eles estão mais presentes. Visitando a capital, a estudante Gabriela Gomes é de Campina Grande e revela que foi uma das primeiras coisas que percebeu ao passar pelo Centro da cidade. Na Rainha da Borborema, segundo ela, também é tempo de ver os ipês florindo, “mas aqui eles estão mais bonitos. Chamaram muito a minha atenção, tanto que parei para observar”, comentou.

Os pessoenses também já se deparam com a beleza dos ipês, aproveitando até para tirar uma foto do fenômeno primaveril. “Eu vim aqui pelo Centro e me deparei com essa coisa linda da natureza. Não podia deixar de fazer o registro. É muito lindo esse período. As árvores se destacam e deixam a cidade ainda mais bonita”, disse a dona de casa Firmina de Oliveira.

Na manhã de ontem, bastou uma pequena caminhada para a aposentada Adélia Ribeiro reparar a beleza das flores. “É lindo as flores mudando a cor das árvores, mas também é lindo quando elas caem ao chão. É um milagre da natureza e uma forma ainda mais bela de começarmos mais um ano”, afirmou.


HÁ 570 IPÊS


A capital possui três tipos de ipês: os roxos, os róseos e os amarelos. Ao todo, são 570 dos três tipos espalhados pela cidade que estão cadastrados junto à Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Divar-Semam). De acordo com o engenheiro agrônomo e diretor da Divar, Anderson Fontes, o período de floração dos ipês é de setembro a dezembro e o último a florescer é o ipê amarelo.

“Nós esperávamos que florasse dia 15 de dezembro. Teve anos que chegou a florescer no fim de janeiro, o que é anormal e acontece devido às temperaturas. Os roxos e os róseos floraram antes esse ano, em outubro. Agora é a vez do amarelo, que está dentro do limite de floração permitido”.


Do total de ipês presentes na cidade, 144 são amarelos e estão presentes no Centro da cidade, onde acabam chamando mais atenção da população. O engenheiro explicou que, para que a floração ocorresse de forma saudável, foi realizado todo um trabalho de poda, tratamento de cupins e assepsia, para garantir uma floração mais duradoura.

Ele destacou a necessidade da colaboração da população, para garantir a vida saudável dessas plantas. “Pedimos que as pessoas esperem que as flores caiam. Tem gente que quer tirar fotos e jogam objetos nas árvores, o que é arriscado, pois pode feri-las, prejudicando sua saúde. Curtam, é um patrimônio e a cara da cidade da capital, mas também tenham essa consciência”. Segundo Fontes, a beleza das flores deverá durar aproximadamente 20 dias.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp