Com leitura, presidiários vão ter redução de penas no Sertão da Paraíba

Apenados terão remição de quatro dias da pena para cada 30 dias de leitura.

Com leitura, presidiários vão ter redução de penas no Sertão da ParaíbaA Vara de Execuções Penais da Comarca de Cajazeiras, que tem à frente o juiz substituto Francisco Thiago da Silva Rabelo, instituiu, nesta quinta-feira (14), a remição da pena pela leitura para os reclusos na Penitenciária Padrão Regional da cidade. O projeto será implantado na forma disciplinada nos artigos 568 e seguintes do Código de Normas da Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba e na Recomendação nº 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Com a participação na atividade, os apenados terão remição de quatro dias da pena para cada 30 dias de leitura, limitada ao total de 48 dias de penas a remir no período de 12 meses. Os participantes terão prazo de 30 dias para a leitura de uma obra literária, da qual farão uma resenha tratando do tema.

Em reunião que aconteceu nesta quinta-feira (14), no Fórum Ferreira Júnior, foi instituída uma comissão para acompanhamento das atividades, que deve avaliar os trabalhos produzidos, analisando aspectos relacionados à compreensão e compatibilidade com o livro.

A seleção dos presos que poderão se beneficiar com o projeto também compete à Comissão de Remição Pela Leitura, composta pelo diretor da penitenciária, Tales Alves de Almeida; o diretor adjunto, Jardsom Amorim de Souza; e a representante da Secretaria Estadual de Educação, Andreia Braga de Oliveira.