Começa este mês a campanha de vacinação contra a Influenza

Professores farão parte do grupo prioritário.

Coordenadores de saúde de 72 municípios paraibanos se reuniram esta semana no auditório do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, para discutir estratégias de vacinação contra a Influenza 2017. Este ano, a campanha será realizada no período de 17 de abril a 26 de maio.

Em Campina Grande, devem ser vacinadas mais de 82 mil pessoas que fazem parte do grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. Já em João Pessoa, mais de 160 mil devem ser vacinadas. A novidade deste ano é que os professores vão receber também, as doses da vacina, que previne contra três tipos de influenza, A, B e H1N1.

“Estão inclusos nesse grupo prioritário as crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, idosos, funcionários de sistema prisional, presos e agora os professores”, disse a coordenadora de imunização do município, Miralva Cruz.

Apenas quatro dos 223 municípios da Paraíba não atingiram a meta de vacinação no ano passado, quando a expectativa era vacinar mais de 940 mil pessoas em todo o estado. Este ano a expectativa é de que sejam vacinados 90% do publico alvo.

A chefe do núcleo de imunização do Estado, Isiane Queiroga, alertou para a importância da vacinação todos os anos. “Mesmo tendo tomado a dose da vacina ano passado, deve tomar este ano também. Existem mudanças dos vírus circulantes e aquela vacina vai proteger durante aquele ano que você tomou”, disse.

A campanha começa no dia 17 de abril, mas apenas para trabalhadores da saúde e gestantes, a partir do dia 20 deste mês, para todo o público alvo.