icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Começa nesta quarta vacinação contra o H1N1 para gestantes em JP

Primeiro grupo prioritário também compreende trabalhadores da saúde. Meta da prefeitura é imunizar 124 mil pessoas.

Publicado em 13/04/2016 às 8:08

Começa nesta quarta-feira (13) a vacinação contra o vírus da gripe para gestantes e trabalhadores de saúde em João Pessoa. Ambos são os primeiros grupos prioritários da campanha de imunização. Ao todo, a meta da prefeitura é imunizar 124 mil pessoas, o que corresponde a 80% da população de 168 mil, considerada grupo de risco.

“Nesse primeiro grupo vamos vacinar os trabalhadores, que atuam diretamente com o atendimento de pessoas nos serviços e estão com a exposição e riscos aumentados. Dentro desse calendário, também vamos vacinar as gestantes, para imunizar as mães e os bebês, que transferem anticorpos maternos para o feto por meio da placenta”, explicou a enfermeira e coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Chiara Dantas.

Na última quinta-feira (7), a gerência de vigilância epidemiológica de João Pessoa recebeu 24% de doses vacina e priorizou dois grupos, obedecendo às orientações do Ministério da Saúde.

Para o início da campanha, foram designadas cinco equipes da secretaria com enfermeiros e técnicos de enfermagem que irão realizar o trabalho de vacinação nos serviços na rede hospitalar, entre Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), hospitais e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Para as gestantes, as vacinas serão administradas nos cinco postos de referência nos distritos sanitários.

Dia D
No dia 30 de abril, dia de mobilização nacional da campanha, seguindo o calendário de vacinação, serão imunizados todos os demais grupos de risco: crianças de 6 meses até menores de 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e integrantes do sistema prisional.

As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo não há meta específica de vacinação, porém, esse grupo deverá apresentar uma prescrição médica que justifique a vacinação.

Outros grupos
Para todos os grupos de risco, as doses da vacina estarão disponíveis a partir do dia 30 de abril até 20 de maio, em todas as salas de vacinas da rede municipal de saúde e em pontos móveis estratégicos nos cinco distritos sanitários. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp