Correios encerram greve e serviços voltam ao normal nesta segunda

Sindicatos aceitaram proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Correios encerram greve e serviços voltam ao normal nesta segundaOs funcionários do Correios voltam ao trabalho nesta segunda-feira (9) após a maioria dos sindicatos ter aceitado proposta de acordo apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) na última sexta-feira (6). A greve havia sido iniciada no dia 20 de setembro.
 
Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), dos 31 sindicatos filiados, 28 votaram por aceitar a proposta e encerrar a paralisação. Apenas 3 sindicatos votaram por rejeitar a proposta: Piauí, Mato Grosso e Campinas.

A assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018 pela empresa e federações representantes dos trabalhadores está prevista para terça-feira (10).

A proposta de acordo prevê, entre outros pontos, reajuste de 2,07% (INPC) retroativo ao mês de agosto de 2017, compensação de 64 horas (8 dias) e desconto dos demais dias de ausência.

Paralisação atingiu pequena parcela dos serviços

De acordo com entidades que representam os funcionários, a paralisação foi parcial, com redução de funcionários nas agências, afetando principalmente a área de distribuição. As agências franqueadas não participaram da greve – são cerca de 1 mil no país. Já as agências próprias totalizam mais de 6.500 pelo país.

Os serviços mais afetados durante a paralisação foram os de hora marcada. No período, foram suspensos: Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje, Disque Coleta e Logística Reversa Domiciliária.