Demolição de prédio de associação comunitária gera polêmica nos Bancários

Moradores do bairro dos Bancários realizam ato público para protestar contra destruição de prédio onde funcionaria o Disp.

“Voltamos à estaca zero. A prefeitura agiu arbitrariamente ao demolir o prédio onde lutávamos para que fosse construído um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disp), como já havia sido acertado”. Este é o depoimento da representante do Conselho de Segurança Comunitário do bairro dos Bancários, em João Pessoa, Jacqueline Provenzano, que participa hoje de um ato público às 19h30, na Praça da Paz, para protestar contra a demolição do prédio onde seria instalado o Disp ou de uma Unidade de Policial Solidária (UPS).

Além do Conselho de Segurança, organizam a mobilização a Associação dos Moradores do Bairro dos Bancários, (AMCBU), a Paróquia Menino Jesus de Praga, o Rotary Club, Igreja Batista dos Bancários e Grupo Movimento pela Paz.
De acordo com os moradores, na manhã da última segunda-feira, agentes da prefeitura sem notificação prévia arrombaram os cadeados e derrubaram parte do prédio ocupado há 35 anos pela associação.

“O terreno é da prefeitura, mas em acordos anteriores ela garantiu disponibilizar o espaço para que fosse construída uma Disp. O bairro precisa de segurança combativa”, pontuou Jacqueline Provenzano ao afirmar que a prefeitura quer instalar a sede da Guarda Municipal no local.

O padre da Paróquia Menino Jesus de Praga, Marcondes Menezes, declarou que a ação da prefeitura desrespeitou o acordo com a comunidade. "Essa negociação vem desde dezembro de 2014, quando o secretário de Segurança do Município, representantes do bairro e da AMCBU assinaram um acordo. A comunidade repudia esse ato e se sente desrespeitada”, revelou.

Por sua vez, o secretário de Segurança de João Pessoa, Geraldo Amorim, explicou que a demolição do prédio da associação foi para que um posto da Guarda Municipal seja construído no local. “Será um posto da Guarda Municipal daqui a 90 dias. Funcionará 24 horas, com uma média de 20 guardas. Nosso espaço é para tratar da segurança preventiva e ajudar o trabalho da polícia. Deixamos o espaço à disposição da Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Seds)”, garantiu.

Conforme o comandante-geral da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), Euller Chaves, o bairro já conta com um unidade móvel solidária. “A ideia é construir uma Disp, projeto que está bastante avançado pela própria Seds. Teremos uma estrutura física além das viaturas e motocicletas que já atuam no bairro”, garantiu.

A reportagem procurou a Seds, por meio de sua assessoria de imprensa, para que o órgão dissesse aonde será construída a Disp, no entanto, até o fechamento desta edição a demanda não foi respondida porque o secretário de Segurança encontrava-se em reunião.