Detran irá fiscalizar uso de simuladores de direção em autoescolas

Prazo para implantação dos simuladores era até 1º de dezembro. A Paraíba tem atualmente 15 equipamentos.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá fiscalizar e exigir a utilização do simulador de direção veicular nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) na Paraíba. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), os estados tinham até esta segunda-feira (1) para realizar as adequações às resoluções do Contran.

Segundo as novas regras, as autoescolas devem fornecer, no mínimo, cinco aulas utilizando o simulador de direção veicular para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação categoria ‘B’. O prazo inicial para implantação dos simuladores em todo o país era 2 de janeiro de 2014, mas a data foi prorrogada a pedido das empresas.

De acordo com o superintendente do Dentran, Rodrigo Cravalho, o Detran da Paraíba adotou diversas medidas para cumprimento das resoluções do Contran. No fim do mês de janeiro deste ano, um termo de ajustamento de conduta foi assinado pelos representantes das autoescolas, que se comprometeram a instalar os equipamentos no prazo de 120 dias.

Atualmente existe 63 CFCs em funcionamento na Paraíba. Segundo a advogada do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores, Giordana Coutinho, as empresas estão providenciando os equipamentos – 15 simuladores já foram entregues e outros devem chegar num prazo de 20 dias.

O objetivo da utilização do simulador é oferecer noções de direção aos alunos antes que tenham acesso aos veículos reais, o que ocorre nas aulas práticas. Os futuros condutores podem utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas teóricas. As aulas serão ministradas pelo instrutor de trânsito, o diretor de ensino ou o diretor geral do Centro de Formação de Condutores, que deve acompanhar e supervisionar cada candidato.