Dia de São João com Capilé no Parque do Povo

Festejos em Campina Grande também acontecem no Circuito do Forró , no bairro da Liberdade, com Assisão e Forrozão Coco Seco.

Chegou o grande dia. Hoje é o dia oficial de comemoração do santo mais celebrado pelos nordestinos, o São João. Ontem à noite as famílias se reuniram em toda a região, muitas ao redor da fogueira, com muita fartura e música, mas a festa continua hoje, desde o Parque do Povo, passando pelo Circuito do Forró e distrito de Galante, em Campina Grande, a municípios da região do Cariri, que também apresentarão muitas atrações para a alegria dos forrozeiros.

A partir das 18h, o Circuito do Forró, que foi iniciado ontem e permanecerá até o próximo sábado em seis bairros de Campina Grande, com shows de artistas regionais e trios de forró, além da apresentação de quadrilhas e dos jogos da Seleção Brasileira de futebol em telões, começará o seu show.

Hoje será a vez do bairro da Liberdade, que apresentará Assisão e Forrozão Coco Seco. No Parque do Povo, as ilhas, pirâmide, palhoças e palco principal também terão atrações regionais, como Capilé, o cantor campinense com quase 30 anos de carreira, que ganhou o Nordeste e encanta fãs com seu estilo irreverente.

Na Vila do Artesão, em Campina Grande, a cultura e as tradições nordestinas também serão marcantes, através da apresentação de grupos folclóricos durante um verdadeiro espetáculo alusivo às manifestações dos festejos juninos, a partir das 16h. “Dançando o Nordeste” será o nome dado ao espetáculo, que retrata as tradições, costumes e lendas que serão contextualizadas.

A história será contada através de uma narrativa corporal e musical, roteirizada em folguedos e danças folclóricas, que narram a história de personagens típicos do ciclo junino. No distrito de Galante, a animação começa às 10h, com trios de forró pé de serra e cinco bandas que deixarão os forrozeiros sem tempo para descansar. Dentro da programação se apresentarão as bandas Magia e Abra a Mala e Solta o Som.

fartura
O povo nordestino está no auge da maior festa da região. São João para o povo do Nordeste significa uma celebração de fartura, quando a colheita é próspera e, por isso, existe a celebração com muita comida típica, dança, música e programações religiosas.

A professora Maria Nilma Silva, moradora do município de Arara, no Brejo paraibano, todos os anos visita o Parque do Povo e este ano se encantou mais uma vez coma festa. “Tudo é feito com tanto cuidado, a gente observa isso e todos os anos sempre tem uma novidade. O Parque do Povo está lindo, mas ontem e hoje são dias de estar entre a família e comemorar primeiramente com muitos agradecimentos a São João”, contou.

Segundo o padre Cledson Almeida, São João também está ligado ao folclore nordestino e também por isso, é tão homenageado. “A importância não é apenas religiosa, mas folclórica, em uma mistura de ritmo, dança e movimento.

Também existe uma ligação com a fartura, já que o período é comemorado em época de colheita, especialmente do milho”, informou.

Programação

Parque do Povo:
Palco Principal- Denis Paraíba/ Cristiano Araújo/ Zé Calixto/ Capilé
Pirâmide- Forrozão Doce Mel/ Isnay e Banda/ Wilma, a Pimentinha do Forró
Palhoção Marinês- Luizinho Calixto/ Lara e Agda Moura / Zé Fernandes e Geivan/ Pereira/ Babado Nordestino
Palhoça 1- Carrilhões do Forró/ Brisas do Forró/ Gracinha do Acordeon
Palhoça 2- Pé de Moleque/ Galantense/ Alegria do Nordeste
Distrito de Galante- Banda Magia/ Badauê/ Duquinha e Banda/ Abra a Mala e Solta o Som/ Arroxa Nela
Circuito do Forró (às 18h) – Bairro Liberdade- Assisão/ Forrozão Coco Seco

Vila do Artesão- Tropeiros da Borborema/ Acauã da Serra/ Raízes/ Caetés/ Oríginis/ Cia Livre de Dança

Festa em vários municípios.
No Cariri paraibano a música também vai tomar conta do coração dos forrozeiros, em praça pública. Nos municípios de Taperoá, Monteiro e Gurjão, a mistura de forró estilizado e regional promete agradar a todos. Na região de Campina Grande, as cidades de Matinhas e Puxinanã também vão convidar os apaixonados pelo forró para se divertir ao som de várias bandas.
Em Monteiro, a diversão ficará por conta da banda campinense Karkará, além de Forró Estigado. Em Gurjão os shows serão de Diogo Cirne e Capilé. Em Taperoá, que deu nome a sua festa, como o “São João Lá no meu Taperoá”, a comemoração está sendo tipicamente nordestina, com muito forró tradicional.
As celebrações foram iniciadas na última sexta-feira e se encerram hoje, com Ailtin Araújo e Inhança. Na região de Campina Grande, Matinhas e Puxinanã, também farão sua festa hoje à noite.
As principais bandas que se apresentarão serão Forró Zueira e Felipe Lemos, em Matinhas; além de Forró da Vibração e Forrozão Coco Seco, no município de Puxinanã.