VIDA URBANA
Educação implanta ações
Questões como etnia, religião, homofobia e prevenção a violência já são vistas nas escolas do Estado, diz Secretaria de Educação
Publicado em 17/11/2012 às 6:00
Já a gerente de ensino Infantil e Fundamental da Secretaria do Estado da Educação (SEE), Aparecida Uchôa, garante que as ações de combate à discriminação e preconceito estão sendo implantadas. Ela explica que as crianças já começam a estudar as questões ligadas à etnia, religião, homofobia e prevenção da violência já nos anos iniciais da alfabetização. “Não temos registrado alto índice de evasão escolar entre as crianças. Esse problema é mais comum entre os alunos dos programas de alfabetização e jovens e adultos, já por conta mesmo do preconceito e questões financeiras”, afirma.
“Com as crianças não há esse problema, porque elas trabalham essa questão em sala de aula, desde pequenas. Temas transversais, como etnia, religião, preconceito e cultura, são incluídos nos currículos escolares já no 1º ano do ensino fundamental (antiga alfabetização)”, assegura.
Apesar das ações já terem sido implantadas, a gerente observa que os resultados ainda irão demorar algum tempo para surgirem. “Na educação, nada ocorre para hoje. Tudo leva, no mínimo, seis anos. O resultado das ações que estamos adotando hoje só serão vistos quando essa criança estiver saindo do ensino fundamental”, observa.
O estudante Francisco Lindolfo da Silva Neto é exemplo de jovem que superou as dificuldades e conseguiu ser alfabetizado no período certo. Aos cinco anos, ele já sabia ler e escrever. Hoje, com 16 anos, está ingressando no ensino médio e já pensa no curso que quer fazer na universidade. “Estou indeciso entre área administrativa ou tecnológica. Desde pequeno, minha mãe, que também é negra, me incentivou a estudar”, revela.
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