Elefanta destrói cerca e fica solta na Bica

Animal quebrou parte da estrutura do ambiente onde vive, e ficou solta dentro da Bica; local foi evacuado por motivos de segurança.

A elefanta Lady, do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, deu muito trabalho aos tratadores e funcionários no final do dia de ontem. Isso porque o animal quebrou parte da estrutura do ambiente provisório onde vive, e ficou solta dentro da Bica. Lady se soltou por volta das 16h segundo relato de moradores de áreas próximas ao parque. Os tratadores só conseguiram colocá-la de volta em seu ambiente por volta das 20h.

Paulo Maia, funcionário da Bica, relatou que havia poucos visitantes no local na hora em que a elefanta fugiu. Segundo ele, os visitantes foram informados de que precisavam se retirar e saíram aos poucos. A entrada da imprensa no local foi proibida por motivos de segurança.

Alguns moradores da região, curiosos com a situação, tentavam visualizar o animal através da cerca do parque e contavam o que tinham visto ao longo da tarde. Um chegou a afirmar que a elefanta derrubou uma árvore, o que foi negado por Paulo Maia.

“Talvez ela tenha quebrado alguns galhos, mas ela não derruba árvores, ela só gosta de se esfregar no tronco para se coçar”, disse Paulo, acrescentando que não houve pânico, mesmo quando ainda existiam visitantes no local.

Moradores disseram ainda, que durante a tarde Lady chegou a se aproximar da rua que dá acesso à saída da Bica, momento em que todos que estavam fora puderam ver que o animal estava solto. Ainda segundo os relatos, a elefanta parecia tranquila e não apresentou nenhum sinal de estresse ou agressividade.

Enquanto esteve no local, a reportagem conseguiu observar que a elefanta quebrou vários bambus com sua tromba. Os veterinários tentavam atraí-la de volta para o cercado oferecendo comida. Lady chegou a comer os petiscos oferecidos, mas se recusava a retornar ao seu ambiente, o que só aconteceu algumas horas depois.

De acordo com Paulo Maia, a elefanta destruiu o portão do ambiente provisório, assim como parte da cerca e a casinha onde se protegia do sol. Ele afirmou que ela quebrou uma parte que desativa a cerca elétrica, por isso conseguiu fugir sem dificuldade. O funcionário alegou ainda, que Lady é muito calma e não sabe o que a motivou a destruir o lugar, ele acredita que talvez ela estivesse brincando.