Elefanta é transferida para novo espaço na Bica

Lady foi transferida para recinto projetado para ela nesta segunda (14). Ela foi doada por um circo em 2013.

Depois de quase um ano vivendo em um local provisório no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), a elefanta Lady foi transferida para um recinto projetado para ela nesta segunda-feira (14). De acordo com a prefeitura de João Pessoa, o novo ambiente foi elaborado levando em conta os requisitos necessários para proporcionar tranquilidade, segurança e bem-estar no animal. O local será entregue oficialmente na terça-feira (15).

De acordo com a prefeitura, o espaço para Lady tem quase 2 mil metros quadrados. O local oferece área para banho de sol, caminhadas, tanque, ambiente para cambiamento e, caso o animal não queira se expor, uma área de escape, revestida em madeira para garantir condições climáticas ideais e também privacidade e sossego.

Segundo Edilton Nóbrega, secretário de Meio Ambiente do município, o recinto foi construído dentro de um modelo que leva em conta o maior conforto para o animal. “Ela não vai se sentir presa, dentro de uma jaula, pois há um grande espaço para passear, protegida por troncos de madeira, além de uma área coberta. O local é bonito aos olhos de quem visita e, acima de tudo, confortável para o animal, pois é essa a nossa intenção, oferecer bem-estar à elefanta”, afirmou.

Doada por um circo, a elefanta Lady está na Bica desde agosto de 2013. Em abril, ela chegou a derrubar parte que protegia o local provisório e escapou para as dependências da Bica. Ninguém ficou ferido no incidente.

A prefeitura disse que a construção do novo ambiente seguiu orientações da ONG norte-americana Global Sanctuary for Elephants e foi aprovado por especialistas, obedecendo às regras da legislação ambiental. A nova casa foi projetada de maneira que os visitantes da Bica possam apreciar Lady sem interferir na qualidade de vida dela, preservando uma distância que oferece segurança, tanto para o visitante, quanto para o animal.