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VIDA URBANA

Em 27 anos, JP terá 3 vezes mais veículos

Estudo prevê ainda a implantação de metrô e crescimento imobiliário rumo ao Litoral Sul.

Publicado em 14/08/2013 às 9:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 15:56

Em 2040, João Pessoa terá pelo menos o triplo da frota de veículos que existe hoje, além de metrô de superfície e crescimento imobiliário, sobretudo em direção ao Litoral Sul da cidade. Essas projeções para a melhoria na mobilidade urbana e infraestrutura do município integram uma pesquisa apresentada ontem pelo Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), na capital. Conforme as estimativas do estudo, a frota de trânsito de João Pessoa passará de 291.506 para 874.518 veículos, um crescimento de 200%.

Os organizadores da pesquisa consideram o planejamento urbano como a base para a construção de uma cidade sustentável e que ofereça bem estar à população. Segundo os pesquisadores, a mobilidade urbana é fundamental para que a cidade não entre em colapso, com ações para resultados a longo prazo e que acompanhe o crescimento populacional, que, segundo o estudo, em 2040 deverá atingir a marca de 1.305.291 habitantes em João Pessoa.

Como perspectivas futuras, os pesquisadores apontam que o setor imobiliário na capital manterá a dinâmica de oferta, por motivos regionais, como a migração de trabalhadores de maior renda vindos de municípios de estados vizinhos, como Goiânia, em Pernambuco. Ainda de acordo com o estudo, a expansão imobiliária na capital, principalmente com clubes e condomínios, deverá acontecer fora das regiões centrais, partindo em direção ao Litoral Sul.

“O crescimento imobiliário vai acontecer em função do crescimento da cidade. Por isso, no planejamento urbano devem ser pensadas as questões de habitação, desenvolvimento urbano, além do uso e ocupação do solo”, explicou o presidente do Sinaenco da Paraíba, George Cunha. Para o engenheiro, o sistema de transporte da capital não acompanhou o crescimento da cidade e o desafio dos gestores públicos é ordenar a localização dos futuros empreendimentos imobiliários, considerando os impactos ambientais e na mobilidade urbana.

“O cuidado com o meio ambiente também está ligado ao saneamento básico. Então, quando formos desenvolver um corredor para o transporte rápido, como os VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos), as habitações adjacentes crescem em um ritmo maior. Temos que planejar a cidade para adensar as áreas urbanas próximas aos corredores de transportes das cidades”, alerta George Cunha.

Se as futuras obras na infraestrutura urbana da capital não forem desenvolvidas corretamente, a pesquisa da Sinaenco prevê um risco de aumento no déficit habitacional e pobreza. Esta última pode ser agravada por políticas públicas inadequadas nas Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis), como a falta de investimentos em programas de habitação popular. No primeiro caso, o problema poderá acontecer em decorrência da migração de trabalhadores do campo para a cidade, por conta das secas.

O presidente nacional do Sinaenco, João Alberto Viol, reforçou aos gestores públicos a importância do planejamento adequado para possibilitar a urbanização da cidade. “Ao olhar para o futuro, a nossa intenção é divulgar a ideia de se planejar a cidade, através de projetos que funcionem a longo prazo. Os caminhos para isso devem ser feitos com planejamento e prioridades, para evitar projetos mal feitos”, disse.

As sugestões apresentadas nos 13 encontros do Sinaenco e também pela internet (www. olhonofuturo.org.br), coletadas até novembro, serão entregues aos gestores municipais até dezembro deste ano.

SOBRE A PESQUISA
A pesquisa do Sinaenco foi realizada pelo doutorando em estatística Gustavo de Carvalho Lima, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As projeções apontam que em 2015 João Pessoa teria uma frota de 290.780 veículos. No entanto, conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a capital contava até o primeiro semestre deste ano com 291.506 veículos. O número, então, já ultrapassa a estimativa da pesquisa. A assessoria de comunicação do sindicato informou que o novo cálculo poderia ser feito considerando o número atual de veículos sobre o percentual de 200%, que corresponde ao triplo da frota existente na capital paraibana, como usado na matéria.

O que diz o prefeito da capital

Nos próximos três anos, João Pessoa ganhará obras de infraestrutura para melhorar a mobilidade urbana até 2033. A capital ganhará cinco veículos do tipo Bus Rapid Transit (BRTs), alargamento em cinco vias principais e calçamento de ruas. As obras deverão ser iniciadas ainda este ano.
Segundo o prefeito Luciano Cartaxo, os projetos que envolvem o alargamento das avenidas Dois de Fevereiro, Pedro II, Epitácio Pessoa, Beira Rio e Tancredo Neves e a aquisição dos BRTs estão em licitação e devem ser iniciados até o final do ano. “Vamos preparar João Pessoa para R$1 milhão de habitantes, mas queremos deixar um legado para os próximos 20 anos. Estamos com o programa para cinco corredores exclusivos para ônibus. A previsão é que os BRTs funcionem nos próximos três anos nas cinco grandes avenidas da cidade para dar maior fluidez ao tráfego. Além disso, temos obras para conter os alagamentos no Parque Solon de Lucena, durante as chuvas, e nos rios Jaguaribe e na divisa do bairro do Valentina com Mangabeira”.

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Jornal da Paraíba

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