Em alto e bom som

Prefeitura de João Pessoa oferece serviço para tratamento da voz.

Quase dois anos de espera e praticamente nenhuma palavra do filho, que ao contrário das outras crianças de sua idade, ainda não conseguia se comunicar com os pais. Essa era a realidade da dona de casa Maricélia Avelino antes de procurar o serviço de tratamento da voz no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para descobrir o que estava acontecendo com o pequeno Marivaldo de três anos. “Eu estava preocupada dele não desenvolver a fala”, recorda a dona de casa, que é atendida no Cais de Jaguaribe há um ano.

O tratamento está dando resultados e a criança já consegue interagir com a família usando a cada dia uma nova palavra. “Até o momento os resultados estão sendo muito positivos e agora meu filho já consegue falar”, contou a mãe da criança. A atitude da dona de casa Maricélia Avelino está fazendo a diferença na vida do filho, porém cuidar da voz ainda não é um hábito comum na rotina das pessoas.

Os especialistas na área afirmam que cuidar da voz é de fundamental importância na preservação da saúde vocal. Em João Pessoa, os Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) da Prefeitura de João Pessoa nos bairros de Jaguaribe e Mangabeira oferecem atendimento em fonoaudiologia para aqueles que procuram manter uma voz saudável ou precisam de tratamento para problemas específicos como linguagem e motricidade oral, deficiência auditiva, audiometria e reabilitação mandibular.

A estudante Érica de Oliveira, 18 anos, é uma das pacientes atendidas pela rede municipal de saúde e já percebe as melhorias desde que começou o tratamento há aproximadamente um mês. “Sempre tive dificuldade em pronunciar algumas palavras e isso me atrapalhava em diversas situações do meu cotidiano, até mesmo para apresentar trabalhos na escola”, disse.

Para ter acesso ao serviço, o usuário deve procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de sua região, onde será encaminhado para o atendimento com um fonoaudiólogo no Cais Mangabeira ou Jaguaribe. Após o encaminhamento, o paciente é avaliado pelo fonoaudiólogo para que o tratamento adequado seja iniciado.

Segundo Ilanna Delgado, fonoaudióloga da Cais Mangabeira, o tratamento é desenvolvido de acordo com a necessidade de cada paciente, tendo um período médio de dez sessões, podendo variar em determinados casos. “O paciente estará sendo constantemente avaliado e quando obtiver os resultados esperados será liberado, dando oportunidade aos que aguardam serem chamados para a terapia”, explicou.

A fonoaudióloga Ana Paula Padilha, do Cais Jaguaribe, destaca que além dos cuidados com a voz, a rede municipal oferta também o tratamento nas áreas de linguagem e motricidade oral, deficiência auditiva, audiometria e reabilitação mandibular.

“Temos muitas questões que podemos trabalhar dentro da fonoaudiologia como a reabilitação auditiva que influencia diretamente na fala, assim como a questão articulatória”, explicou.

VEJA ONDE CONSEGUIR O TRATAMENTO:
Cais Jaguaribe – No Cais Jaguaribe, os serviços de Fonoaudiologia acontecem de forma regulada, com marcações nas Unidades de Saúde da Família (USF), e os atendimentos são realizados nas segundas-feiras das 13h às 17h; e nas terças, quartas e sextas-feiras das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Cais Mangabeira – No Cais Mangabeira também acontecem de forma regulada com marcações nas USF, e os atendimentos são realizados nas segundas-feiras das 13h às 20h30; nas quartas e quintas das 7h às 20h30; e nas sextas das 7h às 17h.

Sempre tive dificuldade em pronunciar algumas palavras e isso me atrapalhava
em diversas situações. Até o momento os resultados estão sendo muito positivos e agora meu filho já consegue falar

DIA DA VOZ 
No dia 16 de abril é comemorado o ‘Dia Mundial da Voz’. De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, a celebração foi iniciada no Brasil em 1999, com objetivo de dar visibilidade aos cuidados com a voz. A partir de 2003, o dia passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também em outros países da América, Europa e Ásia.

Cuidados com a voz – Os profissionais da área destacam que rouquidão frequente, dificuldade na hora de falar, dores e coceiras constantes na garganta são sinais de que a pessoa deve procurar um acompanhamento profissional e alguns hábitos para cuidar da voz. Eles dão algumas dicas para manter as cordas vocais saudáveis:

Tomar bastante líquido para manter a garganta hidratada;

Comer uma maçã com casca todos os dias. A fruta tem ação adstringente, ou seja, auxilia na limpeza da garganta, trazendo alívio e bem-estar;

Evitar falar durante os exercícios físicos;

Evitar o choque térmico, a exemplo: sair de um ambiente frio e entrar em um ambiente quente, ou tomar um café quente e em seguida beber líquidos muito gelados;

Respirar pelo nariz é sempre mais saudável. Respirar pela boca faz com que a garganta fique mais ressecada e a pessoa tenha que fazer um esforço maior para falar e respirar.

Manter uma alimentação equilibrada. Evitar ficar muitas horas em jejum.

Mastigar bem os alimentos e tire do cardápio alimentos que causam azia, má-digestão e, consequentemente, o refluxo gástrico, que é ácido e pode irritar a garganta.

Evitar gritar. Falar muito alto ou cantar durante muito tempo. Alterne períodos de descanso vocal com atividades nas quais você tem que falar muito.