icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Em cinco meses, 1.800 animais silvestres foram capturados na Paraíba

Cobras, jacarés e tamanduás foram alguns dos 85 animais que a Polícia Ambiental capturou este mês na Paraíba. O total de capturas deste ano chega No total, cerca de 1.800 animais foram resgatados.

Publicado em 20/05/2011 às 11:54

Inaê Teles
Com fotos de Walter Paparazzo

Cobras, jacarés e tamanduás foram alguns dos 85 animais que a Polícia Ambiental capturou este mês na Paraíba. No total, cerca de 1.800 animais foram resgatados durante os cinco primeiros meses do ano. Durante todo 2010, a Polícia Ambiental realizou 1.991 capturas. Nesta sexta-feira (20), um tamanduá foi resgatado no bairro Valentina na Capital.

Nesta semana as equipes capturaram uma cobra na alça da avenida Beira Rio.

Em um único dia seis jacarés foram capturados, só no mês de maio, em João Pessoa. Um deles no Bairro dos Novaes. O homem que tentou pegar o animal acabou sendo mordido.

De acordo com o tenente Bruno, da Polícia Ambiental, dos 85 animais resgatados em maio, 25 foram cobras, 15 jacarés, 5 tamanduás e 40 pássaros de diversas espécies, entre elas caboclinho, galo de campina e papa capim. Além das capturas rotineiras, a Polícia Ambiental também apreende animais silvestres que são vendidos ilegalmente. “A grande maioria das aves são apreendida em feiras livres", disse o tenente.

Após a captura os animais passam por uma análise no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, localizado na mata do Cuiá, e em seguida são soltos. Os animais feridos também são atendidos no Centro de Triagem e após a recuperação retornam a natureza.

Maior incidência

De acordo com o sargento Valdir, da Polícia Ambiental, com as chuvas dos últimos dias, o fluxo nos rios fica mais intenso e os animais, principalmente cobras e jacarés, são levados pela correnteza. Desta forma, acabam parando em vias urbanas.

Orientação

A orientação do sargento é que as pessoas não tentem capturar o animal, porque podem acabar se ferindo. “Uma mordida de jacaré, por exemplo, pode decepar um mão. Para fazer a captura é necessário o uso de material adequado”. Caso se depare com qualquer tipo de crime ambiental o recomendado é ligar para 3218-7222. O batalhão da Polícia Ambiental funciona 24 horas.

Jacaré passeava pelas ruas do Roger quando foi pego por um morador

Cobra estava em uma das avendas mais movimentadas da Capital quando foi resgatada pela Polícia Ambiental

Jacaré mordeu um rapaz que tentava realizar a captura no Bairro dos Novaes, em João Pessoa

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp