Em uma semana, número de casos de Covid-19 e de mortes pela doença mais que dobra na PB

Dados da SES mostram um aumento de 133% na quantidade de pacientes infectados pelo coronavírus no estado em poucos dias.

Teste para diagnóstico da Covod- 19 / Foto: Ethan Miller/Getty Images via AFP
Em uma semana, número de casos de Covid-19 e de mortes pela doença mais que dobra na PB
Foto: Ethan Miller / Getty Images via AFP

O número de casos confirmados de Covid-19, bem como a quantidade de mortes em decorrência da doença na Paraíba, sofreram um aumento maior que o dobro em apenas uma semana. No dia 11 de abril, há oito dias atrás, o estado possuía 101 casos confirmados de Covid-19 e 13 mortes pela doença, enquanto agora, uma semana depois, há 236 casos e 29 mortes pelo novo coronavírus, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no sábado (18).

O aumento registrado em uma semana na quantidade de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus foi equivalente a 133%. Há pouco mais de um mês, no dia 18 de março, a SES registrava o primeiro caso de Covid-19 na Paraíba, e agora, 31 dias depois, a doença já acometeu 236 pacientes de 18 municípios do estado. 

Em relação às mortes decorrentes da Covid-19 na Paraíba, o aumento registrado desde o último dia 10 de abril até este sábado (18) foi de 123%. A primeira morte confirmada pela doença no estado foi contabilizada pela SES no dia 31 de março, na cidade de Patos, localizada no Sertão paraibano. Agora, 10 municípios já apontaram mortes em decorrência de infecção pelo novo coronavírus; São eles: João Pessoa, Santa Rita, Cabedelo, Bayeux, Taperoá, Sapé, Patos, Junco do Seridó, Campina Grande e Riachão do Poço.

O avanço da pandemia do novo coronavírus na Paraíba também pode ser notado no acréscimo na quantidade de cidades com registros de casos confirmados. Em uma semana, o número de municípios com casos de Covid-19 quase dobrou, passando de 10 para 18 cidades, ainda de acordo com a SES. A capital João Pessoa concentra a maior parte dos casos de coronavírus registrados em toda a Paraíba, com 163 casos de infecção pelo novo coronavírus. 

Até o momento, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), apenas 20% dos leitos das unidades hospitalares referência para tratamento de pacientes com o novo coronavírus na Paraíba estão ocupadas. Como forma de prevenção à proliferação do vírus, o governo do Estado prorrogou a validade do decreto que estabelece medidas restritivas à circulação e aglomeração de pessoas. Agora, o período de quarentena na Paraíba vai até o dia 3 de maio.

Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, a população deve seguir as orientações do Ministério da Saúde acerca do isolamento domiciliar. Também é necessário cumprir as medidas sanitárias estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como a higienização das mãos com sabão ou álcool em gel a 70%, e o uso de máscaras de proteção individual em locais públicos.

Na Paraíba, quem apresentar sintomatologia de Síndrome Gripal, ou seja, febre, tosse seca e falta de ar, as pessoas devem procurar as seguintes unidades de saúde:

 

Em João Pessoa:

 

Unidade básica de saúde na família (UBSF)

Unidade de pronto atendimento (UPA)

Emergências de hospitais públicos e privados

A unidade referenciada para internação de pessoas com coronavírus em João Pessoa é o Complexo Hospitalar Clementino Fraga, localizado na rua Estér Borges Bastos, S/N, no bairro Jaguaribe.

 

Em Campina Grande:

 

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Adhemar Dantas, localizada na avenida Santa Cruz, S/N, no bairro Dinamérica. Telefone: (83) 3310-9800.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Alto Branco, localizada na avenida Manoel Tavares, S/N, no bairro Alto Branco. Telefone: (83) 3341-2079.

A unidade referenciada para internação de pacientes com Covid-19 em Campina Grande é o Hospital Pedro I, localizado na rua Dom Pedro I, 605, no bairro São José. Telefone: 3310-6388.

Sob supervisão de Jhonathan Oliveira*