icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

'Emergência' em 170 municípios

Lista de 170 cidades que enfrentam problemas por conta da seca foi divulgada no Diário Oficial da União.

Publicado em 14/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 27/04/2023 às 13:19

Pela segunda vez em pouco mais de 10 meses, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em municípios paraibanos. Ontem, a lista de 170 cidades que enfrentam problemas por conta da seca foi divulgada no Diário Oficial da União. Com isso, as localidades estão autorizadas a receber recursos federais para reduzir danos causados pela falta de chuva. São 945 mil pessoas atingidas pela estiagem, segundo dados do governo federal.

A última vez que a situação de emergência de municípios paraibanos foi reconhecida pelo Ministério da Integração Nacional ocorreu no dia 20 de dezembro do ano passado. O gerente executivo da Defesa Civil do Estado, Cícero Hermínio, explica que as cidades incluídas nessa listagem ficaram aptas a receber recursos federais exclusivos para o combate à seca por 6 meses. “Como o cenário não mudou nesse período, o governo decretou novamente o reconhecimento na Paraíba, porque a seca ainda está assolando”, explicou Hermínio.

Desde o ano passado, o Ministério da Integração Nacional vem dando assistência às cidades atingidas pela seca. Através da assessoria de imprensa, o órgão informou que entre os trabalhos desenvolvidos na Paraíba estão os da Operação Carro-Pipa, que disponibiliza 928 veículos para atender 435 mil paraibanos, em 156 municípios e o pagamento da Bolsa Estiagem, que beneficia mais de 113 mil agricultores em 203 municípios, com recursos acima de R$ 123 milhões.

Outras ações realizadas são as de socorro e assistência, com repasse de R$ 55 milhões para auxílio aos atingidos pela seca e para serviços essenciais nos municípios afetados. Além disso, o governo federal prorrogou as operações de crédito rural, a renegociação das dívidas agrícolas e a expansão dos programas Bolsa Estiagem, Garantia-Safra e Operação Carro-Pipa.

AÇÕES DO ESTADO
De acordo com Cícero Hermínio, o governo federal também destina recursos diretos ao governo do Estado, que os utiliza no combate à seca. Entre as ações executadas estão o Programa de Abastecimento de Água por meio de Carro-Pipa, que atende 178 cidades desde julho do ano passado; e o programa de Distribuição de Ração Animal.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp