icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Emissão de RG tem fila de espera

Devido à grande demanda de solicitações na Casa da Cidadania, algumas pessoas estão precisando agendar o atendimento.

Publicado em 17/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:18

O cidadão que precisar tirar a carteira de identidade, em Campina Grande, está encontrando dificuldade. Devido à grande demanda de solicitações na Casa da Cidadania, algumas pessoas estão precisando agendar a data de atendimento para realizar o processo e até o dia 7 de novembro já tem cerca de seis mil pessoas na lista de espera. Por dia estão sendo retiradas cerca de 300.

Conforme o diretor da Casa da Cidadania de Campina Grande, Olavo Rodrigues, atualmente o órgão atende 80 cidades da região da Borborema e isso tem sobrecarregado o processo. Além da falta de material, algumas cidades demoram para emitir a carteira. “Tem cidade que está sem cédula para impressão e outras demoram até dois meses para entregar a carteira. Por isso, muitas pessoas procuram a Casa da Cidadania de Campina Grande”, explicou o diretor.

Para evitar transtornos, a Casa da Cidadania está agendando os atendimentos para retirada da carteira. Segundo Olavo Rodrigues, o prazo é definido por ordem de chegada, idade e por preferência. Em casos de emergência, o cidadão tem prioridade. “As dificuldades maiores são para tirar segunda via, pois o processo precisa ser encaminhado para o Instituto de Polícia Científica (IPC) em João Pessoa. Para quem vai tirar primeira via, a carteira sai no mesmo dia em que foi agendado o atendimento”, disse.

Uma das pessoas que está passando por esta dificuldade é o estudante Higor Silva Teófilo, 16 anos. Ele mora em Barra de Santa Rosa, no Cariri paraibano, e precisou acordar às 4h da madrugada para ir a Campina Grande tirar a carteira de identidade, pois na cidade dele não tem material para impressão. “Cheguei aqui e fui informado que não dá para tirar minha identidade agora e me agendaram para vir no dia 12 de novembro. Preciso dela para poder viajar para outro Estado, na próxima semana”, frisou. Sem o documento a viagem de Higor será cancelada.

A direção da Casa da Cidadania explicou que não há previsão para a normalização do atendimento, visto que Campina Grande é referência para outras cidades. Ele orienta que as pessoas que desejarem tirar a carteira procurem o quanto antes para evitar esperar um longo prazo para realizar o procedimento.

REFORMA DO PRÉDIO

Desde o início de agosto deste ano, a Casa da Cidadania de Campina Grande está funcionando provisoriamente no antigo Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), na rua Pedro I, no bairro São José.

A sede oficial, localizada na avenida Severino Cruz, no Cento, está passando por reforma, desde que o Ministério Público do Trabalho detectou uma série de irregularidades e problemas de infraestrutura. Na época, a promotoria ameaçou interditar o prédio.

Segundo o diretor da Casa da Cidadania, Olavo Rodrigues, as obras já estão avançadas e tudo deverá ficar pronto até o final de novembro. “Já foi reformada toda a parte interna do prédio e as salas. O sistema elétrico e hidráulico foi refeito e os banheiros ganham novas baterias de sanitário. Ainda falta instalar o novo sistema de climatização e outras reparos como pintura e acabamento”, disse.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp