Ensino Fundamental 2 e Médio da PB não atingem meta do Ideb

Apenas a nota do Ensino Fundamental 1 alcançou meta para 2015 proposta pelo Ministério da Educação.

O Ensino Fundamental 2 (que vai do 5º ano 9º ano) e o Ensino Médio das escolas da Paraíba não atingiram as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em 2015. Os dados são do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, apresentado pelo MEC nesta terça-feira (8).

A nota do Ensino Fundamental 2 das escolas paraibanas passou de 3,5 em 2013 para 3,8 em 2015 ficando abaixo da meta projetada de 4,0. Já o Ensino Médio obteve notas de 3,3 em 2013 e 3,4 em 2015, ficando abaixo dos 3,9 esperados. Apenas o Ensino Fundamental 1 (do 1º ao 4º ano) atingiu a meta de 4,4 estabelecida pelo MEC, passando de 4,5 em 2013 para 4,9.

As escolas de rede privada do Estado não atingiram a meta do MEC em nenhuma das categorias e ainda diminuiu a nota do Ensino Médio, caindo de 5,1 em 2013 para 4,9 em 2015. Já as escolas de rede pública (educação municipal e estadual) atingiram a meta do Ideb para o Ensino Fundamental 1.

O Ideb é calculado a cada 2 anos, considerando dados de avaliação em português e matemática e indicadores de fluxo escolar, como educação e abandono. O índice  tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.

Olivedos e Boa Vista têm ensino fundamental público com o Ideb mais alto

A cidade de Boa Vista alcançou a melhor nota do Ideb de Ensino Fundamental 1 em escolas públicas do Estado, com nota de 6,6. Já os municípios de Brejo da Cruz e Marcação ficaram com a nota mais baixa, atingido uma média de 3,0.

Com relação ao Ensino Fundamental 2, a cidade de Olivedos atingiu o Ideb mais alto da educação pública do Estado, com nota de 5,4. Nesta categoria, a nota mais baixa ficou com a cidade de Itabaiana, com Ideb de 2,0.

João Pessoa atingiu nota 4,6 em ambas as escolas municipais e estaduais no Ensino Fundamental 1; e nota de 3,8 nas escolas municipais e 3,5 nas estaduais no Ensino Fundamental 2, com média de 3,7.

Já a educação pública de Campina Grande atingiu uma média de 4,7 no Ensino Fundamental 1 e de 3,4 no Ensino Fundamental 2.

Escolas municipais atingem nota mais alta entre a educação pública

Considerando as notas de escolas públicas do Ensino Fundamental 1, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Matilde de Castro Bandeira atingiu o maior Ideb do Estado, com índice de 7,5. Já a instituição de menor nota (1,6) foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Gustavo Fernandes de Lima Sobrinho, em Mamanguape.

No que se refere ao Ensino Fundamental 2, a escola pública com nota mais alta foi o Colégio Municipal Mosenhor Stanislau, localizado no município de Olivedos. O Ideb obtido foi de 5,4. Já a escola com menor índice (1,7) foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Luiz Gonzaga Burity, em Rio Tinto.

Cenário nacional

Em comparação com as notas do Ideb do ensino público de todo o país, a Paraíba ficou em 20º lugar na categoria Ensino Fundamental 1; 22º no Ensino Fundamental 2; e 19º lugar no Ensino Médio.